Casal em lua de mel na Espanha tenta voltar ao Brasil há três dias e já teve
três voos cancelados da Azul
O advogado Gustavo Mársico e a esposa, a oftalmologista Fernanda Mársico,
enfrentaram problemas na ida e na volta da Espanha. Eles pretendem acionar a
companhia aérea na Justiça por danos morais e materiais.
Voo é cancelado e passageiros de Ribeirão Preto, SP, ficam mais de 8 horas sem
assistência
Um casal de Ribeirão Preto (SP) que
viajou em lua de mel para a Espanha aguarda desde sábado (11) pela viagem de
volta ao Brasil, mas tem encontrado dificuldades porque a Azul Linhas Aéreas
já cancelou pelo menos três voos entre o fim de semana e esta segunda-feira (13).
Ao DE, o advogado Gustavo Mársico disse que pretende acionar a companhia aérea na Justiça por danos morais
e materiais. Além dos voos cancelados na volta, ele e a esposa, a oftalmologista
Fernanda Mársico, também tiveram problemas com cancelamentos na ida, no fim de
setembro.
O retorno ao Brasil estava programado para o sábado (11), em um voo que estava
previsto para às 13h45 na Espanha (8h45 no horário de Brasília), mas foi
cancelado naquele dia.
No domingo (12), houve mais um cancelamento e o casal não conseguiu embarcar.
Outras 300 pessoas, que estão no mesmo voo, também foram prejudicadas.
> “Ficamos por volta de 2h30 dentro da aeronave, fala que vai decolar, não
> decola. Não passaram informações do que estava acontecendo pra gente, foi um
> negócio meio caótico, não forneceram alimentação, não forneceram água”, diz
> Gustavo.
Segundo Gustavo, foram mais de oito horas sem notícias, informações
desencontradas e falta de orientações.
Muitos dos passageiros, incluindo o casal de Ribeirão Preto, teve de voltar para
hotéis, o que gerou gastos extras com hospedagem e alimentação. Alguns,
inclusive, ficaram sem vagas em hotéis mais próximos do Aeroporto de Madri
porque a capacidade estava lotada.
> “Foi uma coisa bastante constrangedora. Teve gente que teve de receber ajuda
> de terceiros, a situação está bem caótica. Ficamos sem respaldo, as pessoas
> sem comida, gente que não tinha almoçado foi conseguir comer só no hotel,
> porque alguém comprou lanche, comprou alguma coisa e deu para eles. Outras só
> foram conseguir comer depois das 21h no hotel”.
Um novo voo foi marcado para a manhã desta segunda-feira, mas também não
aconteceu. A previsão, agora, é de que eles consigam retornar ao Brasil só na
quarta-feira (15).
Procurada pelo DE, a Azul
informou, por meio de nota, que questões técnicas fizeram com que o voo AD8755
(Madri-Viracopos) fosse cancelado e disse que os clientes impactados receberam
assistência, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac).
Na ida, no dia 22 de setembro, o casal de Ribeirão Preto já tinha passado por
problemas, quando o voo para Campinas (SP) foi cancelado e eles tiveram de arcar
com os custos do transporte até Viracopos.
Por causa dos transtornos, Gustavo disse ao DE
que pretende acionar a Azul na Justiça.
“Desde o primeiro dia que a gente saiu de Ribeirão já tivemos problema. A Azul
não nos deu o respaldo. Agora esse transtorno também na volta, não só para
gente, mas para 300 pessoas.