DE Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está elaborando um projeto funcional que visa criar uma nova linha ferroviária ligando Santos, no litoral de São Paulo, a Cajati, no interior do estado. Com uma extensão de 223 quilômetros, o projeto prevê paradas em 13 cidades ao longo do trajeto.
A responsabilidade pelo desenvolvimento dessa iniciativa está sob a área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da CPTM. Segundo informações fornecidas por representantes da empresa ao DE, está em andamento a fase de levantamento topográfico aerofotogramétrico, cujo objetivo é realizar o mapeamento da região por meio de fotografias aéreas. A previsão é concluir essa etapa ainda neste ano.
Em dezembro, a CPTM dará início ao anteprojeto de engenharia, documento crucial na fase inicial de planejamento de obras e serviços de engenharia. Detalhes sobre essa e outras etapas do processo ainda não foram divulgados pela companhia.
Com um total de 13 estações ao longo do percurso, o projeto prevê paradas em locais estratégicos, como Santos, São Vicente, Praia Grande, entre outros. As vias existentes passarão por avaliações para determinar quais necessitam de recuperação.
Em relação ao tempo de percurso, o serviço expresso está estimado em duas horas e 16 minutos. Além disso, haverá opções de trens paradores, como o trajeto de Santos a Peruíbe em cerca de 48 minutos. Outra possibilidade será de Peruíbe a Cajati, com duração média de uma hora e 54 minutos.
Os benefícios esperados com a implantação do projeto Santos-Cajati incluem impactos positivos nas áreas social, econômica e ambiental. A expectativa é promover a inclusão e mobilidade no Vale do Ribeira, reduzir congestionamentos e acidentes nas rodovias, além de contribuir para a diminuição de emissões e incentivar o desenvolvimento urbano sustentável.