Sem assistência e sem previsão de retorno ao Brasil: passageiros relatam descaso
da Azul após voo cancelado na Espanha
Cerca de 300 brasileiros estão em Madri aguardando voo de volta para casa. Casal
de Ribeirão Preto (SP) que está no grupo viajou até o país ibérico para passar a
lua de mel.
Voo é cancelado e passageiros de Ribeirão Preto, SP, ficam mais de 8 horas sem
assistência [https://s02.video.glbimg.com/x240/14006529.jpg]
Voo é cancelado e passageiros de Ribeirão Preto, SP, ficam mais de 8 horas sem
assistência
Sem lugar para dormir, sem dinheiro para alimentação e sem previsão de retornar
ao Brasil. É desta forma que passageiros de um voo da Azul de Madri passaram as últimas 72 horas.
Eles tinham como destino o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mas desde
sábado (11) precisaram lidar com, pelo menos, três cancelamentos da companhia.
Cerca de 300 pessoas de diferentes cidades do Brasil foram afetadas. Entre elas,
está um casal de Ribeirão Preto (SP), que escolheu a Espanha para passar a lua
de mel.
Ao DE [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca], o advogado Gustavo
Mársico revelou que nenhum dos passageiros foi procurado pela Azul e eles não
foram informados sobre o que de fato aconteceu.
“Ninguém, em momento algum, falou ‘está acontecendo isso, então tenham
paciência’. Nada, nada, nada, nada. Ninguém da Azul, até agora, procurou a gente
para dar uma satisfação. Estamos no hotel e ninguém veio, mandou mensagem, que
seja por WhatsApp, que seja em rede social, que a gente está postando o que está
acontecendo. Nada”.
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três voos cancelados da Azul
No sábado, quando o primeiro cancelamento de voo aconteceu, eles criaram um
grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas para trocar informações e
oferecer apoio e ajuda, na medida do possível.
Segundo Gustavo, algumas pessoas precisaram emprestar dinheiro a outras que não
tinham mais moeda do país para gastar. No sábado, o grupo passou mais de oito
horas no aeroporto, sem informações do que deveria fazer após o cancelamento do
voo.
“Ficamos sem respaldo, as pessoas sem comida, gente que não tinha almoçado foi
conseguir comer só no hotel, porque alguém comprou lanche, comprou alguma
coisa e deu para eles. Outras só foram conseguir comer depois das 21h no
hotel”.
Ao DE [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca] teve acesso a algumas
mensagens e observou diversos relatos de falta de acomodação, alimentação e
diálogo com a empresa. (veja acima)
Alguns passageiros disseram que tiveram de dormir nas recepções de hotéis por
causa da falta de quartos disponíveis.
No domingo (12), um novo voo foi cancelado e na segunda-feira (13), um terceiro.
Gustavo e a esposa, a oftalmologista Fernanda Mársico, tentarão voltar ao Brasil
pela quarta vez, nesta terça-feira (14). O casal disse que pretende processar a
empresa por danos morais e materiais.
“A gente e mais umas sete pessoas, nós conseguimos, depois de muito custo, quase
duas horas no telefone, ser realocados para um voo da Latam amanhã
[terça-feira]. Nós vamos conseguir chegar no Brasil à noite. Mas ainda tem
bastante gente que está dependendo desse voo do dia 15, 1h30 da manhã. A Azul,
em momento algum, falou pra gente o que estava acontecendo”.
O QUE DIZ A AZUL
Procurada pelo DE [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca] na tarde de
domingo, a Azul informou que questões técnicas fizeram com que o voo AD8755
(Madri-Viracopos) fosse cancelado e os clientes impactados receberam assistência, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nesta segunda-feira, a empresa manteve o posicionamento e disse que os
passageiros estão sendo reacomodados em outros voos. A companhia informou que as
equipes estão empenhadas e trabalhando para minimizar a situação e atender os
clientes da melhor forma possível.
Por fim, a Azul lamentou eventuais transtornos e ressaltou que medidas como
essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor
primordial para a companhia.
VOO TAMBÉM FOI CANCELADO NA VIAGEM DE IDA
Na ida, no dia 22 de setembro, o casal de Ribeirão Preto
[https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/cidade/ribeirao-preto/] já tinha
passado por problemas, quando o voo para Campinas (SP) foi cancelado e eles
tiveram de arcar com os custos do transporte até Viracopos.
“Nosso voo de Ribeirão no dia 22 foi cancelado e tivemos essa informação ao
chegar ao aeroporto, na hora de fazer o check-in. Só tinha um transporte de
ônibus que chegaria em Campinas depois do nosso embarque para Madri. A Azul se
recusou a fornecer um táxi pra gente. Tivemos que pegar um táxi por conta própria, ir até Campinas e lá embarcamos para Madri”.
Frustrado, Gustavo criticou a falta de transparência da empresa.
“Desde o primeiro dia que a gente saiu de Ribeirão já tivemos problema. A Azul
não nos deu o respaldo. Agora esse transtorno também na volta, não só para a
gente, mas para 300 pessoas”.
Assista à reportagem do EPTV2:
Brasileiros dizem estar presos na Espanha devido a problemas com companhia aérea
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Brasileiros dizem estar presos na Espanha devido a problemas com companhia aérea
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