Barbeiro cria método especial para atender crianças atípicas no litoral de SP
Emerson dos Santos Diniz começou varrendo o chão de um salão para aprender o ofício e, hoje, ministra cursos sobre atendimento de crianças para outros profissionais.
Há 40 anos na área da barbearia, Emerson dos Santos Diniz vem transformando a experiência de corte de cabelo para crianças atípicas com um método de atendimento personalizado criado por ele em Santos, no litoral de São Paulo.
Ao DE, o profissional contou que atende cada cliente de uma maneira, conforme a necessidade identificada por meio de uma triagem prévia respondida pelos responsáveis. O objetivo é promover conforto e bem-estar aos pequenos.
O barbeiro começou varrendo o chão de um salão para poder aprender e, hoje, ministra cursos sobre atendimento de crianças para outros profissionais. “O ‘método especial kids’ é um método que elaborei com base na minha experiência”, explicou.
Segundo Emerson, ele resolveu se especializar no atendimento de crianças porque, na época em que começou na barbearia, os profissionais evitavam clientes mais novos, uma vez que eles demandavam mais tempo e cuidado.
Com o trabalho exclusivo, Emerson montou um salão decorado e temático para receber os clientes mirins de forma lúdica. No entanto, ele também atende adultos, inclusive os responsáveis pelas crianças, com combos familiares.
Quando a criança adentra o salão, ele também passa para o pai como ele deve se comportar. Por exemplo, o pai não pode ficar do lado da cadeira da criança, senão ela pula. O pai não pode estar conversando durante o meu atendimento, porque desconecta a criança do profissional, exemplificou.
Segundo Emerson, um dos segredos para lidar com crianças, principalmente atípicas, é o acolhimento. Por isso, o atendimento do salão começa já no momento do agendamento, quando o cabeleireiro tenta conhecer os anseios de cada cliente antes do corte.