Operação Policial prende influenciador Buzeira e Rodrigo Morgado em esquema de lavagem de dinheiro – Detalhes da Operação Narco Bet

operacao-policial-prende-influenciador-buzeira-e-rodrigo-morgado-em-esquema-de-lavagem-de-dinheiro-detalhes-da-operacao-narco-bet

Influenciador Buzeira e Rodrigo Morgado são presos em operação da Polícia Federal (PF) DE

A PF deflagrou a Operação Narco Bet nesta terça-feira (14), com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico internacional de drogas. Segundo informações da TV Tribuna, dois dos presos durante a operação são o influenciador digital Bruno Alexssander Souza Silva, mais conhecido como Buzeira, e o empresário Rodrigo Morgado, que ficou conhecido por sortear um carro em uma festa da empresa e depois tomar o veículo da funcionária sorteada.

A ação contou com a colaboração da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), que executou uma medida cautelar de prisão contra um dos investigados, atualmente localizado em território alemão. De acordo com a PF, essa operação é um desdobramento da Operação Narco Vela, que ocorreu em abril e visava reprimir o tráfico de entorpecentes a partir do litoral brasileiro por meio de equipamentos satelitais e embarcações capazes de atravessar o oceano, como barcos e veleiros.

No total, estão sendo cumpridas 11 ordens de prisão e 19 mandados de busca e apreensão em quatro estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Segundo a TV Tribuna, pelo menos três mandados estão sendo cumpridos em Santos. A PF também informou que as medidas judiciais incluem o bloqueio de bens e valores que somam mais de R$ 630 milhões, com o objetivo de descapitalizar a organização criminosa e reparar os danos decorrentes das atividades ilícitas.

As investigações revelaram que a organização criminosa utilizava técnicas sofisticadas de lavagem de dinheiro, como movimentações financeiras em criptomoedas e remessas internacionais, com o intuito de ocultar a origem ilícita dos valores e dissimular o patrimônio. Parte dos valores movimentados também teria sido direcionada para estruturas empresariais ligadas ao setor de apostas eletrônicas, conhecidas como BETS.

Buzeira, que possui mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, e Rodrigo Morgado, já haviam sido alvos de ações anteriores da PF. Morgado foi preso em abril durante a Operação Narco Vela por porte ilegal de arma e teve veículos de luxo apreendidos. Agora, os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional.

A investigação da PF teve início após a DEA comunicar a apreensão de 3 toneladas de cocaína em um veleiro brasileiro no alto-mar. A PF identificou um esquema focado nos continentes europeu e africano, com uso de embarcações de longo curso e rastreamento por satélite. O núcleo principal da organização criminosa operava na Baixada Santista, onde a droga era armazenada e levada por lanchas até o alto-mar, sendo depois transferida para pesqueiros e veleiros que seguiriam até a costa africana.

Em abril, a PF realizou uma grande operação com o objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em diversos estados brasileiros e também no exterior. A ação contou com a participação de centenas de policiais federais e militares de São Paulo. Com isso, a atuação da Polícia Federal tem sido fundamental no combate ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, desmantelando organizações criminosas e evitando que atividades ilícitas continuem a prosperar.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp