Mulher morre após ingerir ‘falsa couve’ em MG: família confunde planta tóxica com couve

mulher-morre-apos-ingerir-falsa-couve-em-mg3A-familia-confunde-planta-toxica-com-couve

Morre mulher que comeu ‘falsa couve’ em MG

Ela estava internada em Patrocínio, no Alto Paranaíba, desde o dia 8 de outubro e teve piora no estado de saúde por lesão grave no cérebro. Ela e outras três pessoas comeram a planta tóxica Nicotiana glauca, confundida com couve.

Claviana Nunes da Silva morreu após ingerir “falsa couve” em Patrocínio. — Foto: Redes Sociais/Reprodução

A mulher que comeu a planta tóxica conhecida como “falsa couve”, morreu na segunda-feira (13). Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, estava internada em Patrocínio, no Alto Paranaíba, desde 8 de outubro e o estado de saúde dela piorou no domingo (12), por lesão grave no cérebro.

A morte foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio e confirmada pelo Diário do Estado com a funerária.

O velório de Claviana está marcado para às 7h desta terça-feira (14), na Funerária do Baiano, em Guimarânia, no Alto Paranaíba. O sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério Municipal.

Outras três pessoas foram internadas após ingerirem a Nicotiana glauca. Delas, um homem de 67 anos teve o estado menos grave e recebeu alta médica em 9 de outubro, um dia após a intoxicação.
Dois homens seguem internados. Confira o estado de saúde delas:
– Homem, 60 anos: quadro grave. Está em coma induzido, dependente de aparelhos para respirar, sem condições de suspender a sedação. A equipe médica aguarda a resposta ao novo antibiótico para melhorar os parâmetros infecciosos.
– Homem, 64 anos: foi extubado no sábado (11). Segue estável, e a equipe médica avalia a proposta de alta nos próximos dias.

Família passa mal após consumir planta tóxica em Patrocínio

Na quarta-feira (8), por volta das 15h, quatro pessoas passaram mal pouco depois do almoço e foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar.
No momento do socorro, as vítimas chegaram a sofrer parada cardiorrespiratória, mas os socorristas conseguiram reverter o quadro ainda no local. Elas foram encaminhadas em estado grave para a Santa Casa de Patrocínio e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

VÍTIMAS CONFUNDIRAM PLANTA COM COUVE

A intoxicação ocorreu durante um almoço em família em uma chácara na zona rural. O vegetal foi colhido no próprio terreno e servido refogado na refeição.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para a chácara e acreditava que a planta era couve, devido à semelhança com o vegetal.
A Secretaria de Saúde informou que parte da “falsa couve” foi encontrada na arcada dentária da mulher e encaminhada, junto com outras folhas da planta, para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

COMO DIFERENCIAR A ‘FALSA COUVE’ DA VERDADEIRA

A Nicotiana glauca, planta conhecida como ‘falsa couve’ tem características físicas que podem diferenciá-la da couve verdadeira. Entre elas, estão: folhas um pouco mais finas, textura aveludada e coloração verde-acinzentada.
As informações foram confirmadas pela professora Amanda Danuello, especialista em química de produtos naturais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ainda de acordo com a professora, a ingestão da Nicotiana glauca pode causar intoxicação grave e até levar à morte.

PREPARO INFLUENCIA NA TOXICIDADE DA PLANTA

A Nicotiana glauca, também chamada de charuteira, tabaco-arbóreo ou popularmente como ‘fumo bravo’, é uma planta extremamente tóxica, comum em áreas rurais e à beira de estradas em todo o Brasil. Conforme a professora da UFU, a planta contém uma substância chamada anabazina, um alcaloide que pode causar paralisia muscular, respiratória e até levar à morte.

Em casos de ingestão da ‘falsa couve’, não existe nenhum tipo de antídoto que possa ser administrado em casa. A indicação é procurar imediatamente atendimento médico, pois quanto mais rápido for o socorro, maiores são as chances de evitar complicações graves da intoxicação.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp