Alerta em Araçatuba: Índice de infestação do Aedes Aegypti acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. Saiba como se prevenir!

alerta-em-aracatuba3A-indice-de-infestacao-do-aedes-aegypti-acima-do-recomendado-pelo-ministerio-da-saude.-saiba-como-se-prevenir

Índice de infestação do Aedes Aegypti coloca Araçatuba em estado de alerta para uma nova epidemia de dengue. O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 7 de outubro pela Vigilância em Zoonoses. No total, foram percorridos 844 quarteirões e 4.281 imóveis vistoriados. O Índice Predial (IP), que mede o número de imóveis com a presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti, mantém Araçatuba (SP) em estado de alerta para o risco de uma nova epidemia de dengue, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. O resultado obtido foi de 1,10%, acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de menos de 1%.

Durante o período da pesquisa, foram identificados 62 criadouros com larvas em diversos recipientes como vasos de planta, vaso sanitário, ralos internos e externos, recipientes de consumo animal, lonas, bandejas de geladeira e baldes. Os bairros Água Branca, Hilda Mandarino, Umuarama, TV, Primavera, Alvorada, Morada dos Nobres, Dona Amélia, Universo e Pedro Perri estão entre os que apresentaram os mais altos índices de infestação do Aedes Aegypti na região de Araçatuba.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2025 foram confirmados 10.444 casos positivos de dengue em Araçatuba, resultando em dez óbitos. Além disso, o município contabilizou 150 casos de chikungunya, sem registrar nenhum caso de zika vírus até o momento da última atualização da reportagem. Com o fim da estiagem, aumenta o risco de mais pessoas serem infectadas pelo Aedes Aegypti e, consequentemente, desenvolver doenças como a dengue e a chikungunya.

Para mais informações sobre a região de Araçatuba e outras notícias sobre saúde e bem-estar, acesse o DE Rio Preto e Araçatuba. Fique por dentro das reportagens da TV TEM e confira os vídeos em destaque no DE. A prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti são fundamentais para evitar novas epidemias de dengue na cidade de Araçatuba, por isso, é essencial manter a vigilância e adotar medidas preventivas nas residências e espaços públicos. Controle a proliferação do mosquito, proteja sua saúde e ajude a promover um ambiente mais seguro para toda a população.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp