A volta a Portugal fez bem para Clayton Silva. O centroavante do Rio Ave vem tendo um grande começo de temporada e é, atualmente, um dos jogadores que ocupa o topo da artilharia do Campeonato Português: ele coleciona seis gols em oito jogos em sua segunda temporada pelo clube. Em entrevista ao globoesporte.com, o ex-jogador do Vasco contou os bastidores da boa fase, o encontro com o ídolo Cristiano Ronaldo e o que não deu certo na curta passagem pelo clube.
Clayton traz bons números com o Rio Ave desde a última temporada. Ele foi o quarto maior artilheiro da liga com 14 gols e foi premiado como o melhor jogador do clube em 2024/25. O brasileiro analisa que a confiança depositada pelos torcedores e pelos seus companheiros são fundamentais para ele ser um dos artilheiros do campeonato português. Adaptado ao país, ele defende que as passagens por Casa Pia e Vasco o ajudaram no seu desenvolvimento como atleta.
O crescimento de desempenho do brasileiro despertou o interesse de diferentes clubes europeus. Segundo apuração do portal globoesporte.com, Porto, Sporting e Zenit chegaram a conversar com o Rio Ave para contratar o jogador durante a última janela. Apesar das ofertas, Clayton decidiu ficar no clube português devido à sua adaptação ao país e aos laços com o time. Ele ressaltou que se sente muito bem em Portugal e consegue desempenhar o seu melhor futebol no clube.
Clayton já havia jogado em Portugal entre 2022 e 2024, atuando por duas temporadas com a camisa do Casa Pia. O brasileiro fez 16 gols e deu uma assistência em 64 jogos pelo clube, chamando a atenção do Vasco, que o contratou via empréstimo com obrigação de compra. No entanto, a passagem durou cerca de cinco meses e o centroavante fez apenas oito jogos, sem marcar gols. Para o jogador, a falta de minutagem e sequência em campo foram decisivas para não conseguir desempenhar.
Durante a pré-temporada do Rio Ave, o clube realizou um amistoso contra o Al-Nassr de Cristiano Ronaldo. Para Clayton, o jogo teve um tom simbólico e especial, sendo um encontro de fã com ídolo. Ele revelou que se inspira no craque português pela garra e vontade de conquistar objetivos, destacando a experiência como algo maravilhoso que o inspirou ainda mais.
Se dividir o gramado com Cristiano foi a realização de um sonho para Clayton, ele ainda tem mais objetivos pela frente. O atacante almeja jogar no futebol inglês, disputar a Liga dos Campeões e um dia vestir a camisa da seleção brasileira. Além das metas na Europa, ele também deseja retornar ao Brasil no futuro, representar um clube gigante e fazer gols no campeonato brasileiro. Com contrato até junho de 2029, Clayton busca continuar brilhando nos campos europeus e realizar seus sonhos como jogador de futebol.