Cris Brown: 7º preso por envolvimento na morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes. Saiba mais!

cris-brown3A-7o-preso-por-envolvimento-na-morte-do-ex-delegado-ruy-ferraz-fontes.-saiba-mais

Saiba quem é Cris Brown, 7º preso suspeito de participar da execução do ex-delegado Ruy Ferraz

Cristiano Alves da Silva foi preso pela Polícia Civil em São Paulo (SP). Ele é suspeito de participar do assassinato de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado e secretário de Administração de Praia Grande (SP).

Polícia prende mais um suspeito de envolvimento na morte de Ruy Ferraz Fontes

Polícia prende mais um suspeito de envolvimento na morte de Ruy Ferraz Fontes

Cristiano Alves da Silva, conhecido como Cris Brown, é o sétimo preso suspeito de envolvimento no assassinato do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes. Conforme apurado pelo DE neste sábado (18), o homem de 36 anos é promotor de eventos e tem passagens criminais.

Ruy foi morto no dia 15 de setembro, após cumprir expediente como secretário de Administração da Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Sete pessoas foram presas, o possível atirador foi morto em confronto com a polícia e outros dois suspeitos estão foragidos (veja mais abaixo).

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do DE Santos no WhatsApp.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Cristiano é apontado como proprietário da casa usada pela quadrilha em Mongaguá, cidade vizinha a Praia Grande. A pasta explicou que o local teria sido utilizado como ponto de apoio antes e depois do crime.

Conforme apurado pela equipe de reportagem, o homem chegou a ser ouvido pela polícia e liberado no dia 23 de setembro. Ele procurou a corporação ao descobrir que o imóvel estava sendo investigado, e alegou que teria alugado por R$ 2 mil para Flávio Henrique Ferreira de Souza, que está foragido.

Apesar disso, a polícia descobriu que Cristiano foi ao imóvel no litoral paulista no dia seguinte ao assassinato de Ruy, permaneceu por uma hora e voltou para a adega dele na Zona Sul de São Paulo. O DE não localizou a defesa do suspeito até a última atualização desta reportagem.

1 de 5 Cristiano Alves da Silva, conhecido como Cris Brown, foi a 7ª pessoa presa por suspeita de envolvimento no assassinato do ex-delegado-geral de São Paulo Ruy Ferraz Fontes — Foto: Divulgação/WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

Cristiano Alves da Silva, conhecido como Cris Brown, foi a 7ª pessoa presa por suspeita de envolvimento no assassinato do ex-delegado-geral de São Paulo Ruy Ferraz Fontes — Foto: Divulgação/WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

De acordo com os registros da corporação, o homem nasceu no dia 17 de junho de 1989, em São Paulo. Ele trabalha como promotor de eventos, tem 1,72 m, pele parda, cabelos e olhos castanhos escuros. Além disso, o estado civil é solteiro e ele concluiu apenas o Ensino Fundamental.

A equipe de reportagem teve acesso à ficha criminal de Cristiano, que registra seis prisões. Não há informações sobre os motivos que levaram à saída dele do sistema prisional durante esse período. Veja abaixo os crimes já cometidos pelo suspeito:

O homem foi preso em novembro de 2007, sendo condenado a seis anos de prisão em regime fechado por roubo com uso de arma cometido por duas ou mais pessoas.

Em abril de 2010, ele foi detido novamente e acabou condenado a um ano e quatro meses de reclusão em regime fechado por tentativa de furto. Em setembro de 2017, ele foi denunciado por receptação após ser preso pelo crime em maio daquele ano.

Em março de 2020, ele foi detido pelo artigo 243, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata da punição para quem vender, fornecer, ministrar ou entregar, de qualquer forma, produtos que possam causar dependência física ou psíquica para crianças ou adolescentes.

Cristiano voltou a ser detido em julho de 2020 por cometer crimes — não especificados — contra o meio ambiente. Antes da prisão por suspeita de envolvimento na execução do ex-delegado, ele foi preso pela última vez por associação criminosa em maio de 2023.

2 de 5 Casa em Mongaguá que teria sido usada por criminosos tem piscina e churrasqueira — Foto: João Pedro Bezerra/g1

Casa em Mongaguá que teria sido usada por criminosos tem piscina e churrasqueira — Foto: João Pedro Bezerra/g1

CAPTURA DE CRIS BROWN

Conforme registrado em boletim de ocorrência, Cristiano Alves da Silva foi localizado em um carro na tarde de sexta-feira (17), em São Paulo. Ele tentou fugir, mas foi capturado por policiais civis durante o cumprimento de mandado de prisão temporária.

A SSP-SP informou que o suspeito foi levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e encaminhado à audiência de custódia. “As investigações prosseguem pelo DHPP para esclarecer todas as circunstâncias dos fatos”, destacou a pasta.

QUEM É O VERDADEIRO CHRIS BROWN?

3 de 5 Chris Brown chegando ao Tribunal da Coroa de Southwark para comparecer a uma audiência de apelação em Londres — Foto: AP Photo/Frank Augstein

Chris Brown chegando ao Tribunal da Coroa de Southwark para comparecer a uma audiência de apelação em Londres — Foto: AP Photo/Frank Augstein

Christopher Maurice Brown, conhecido como Chris Brown, também de 26 anos, é um rapper norte-americano. Em maio deste ano, ele chegou a ser preso Chris Brown suspeito de causar lesões corporais graves ao produtor musical Abe Diaw na boate Tape, no centro de Londres, em 2023.

O cantor já foi condenado por agredir a cantora Rihanna, sua então namorada, em 2009. E, em 2019, foi preso em Paris após uma acusação de estupro. A queixa foi apresentada por uma jovem de 24 anos. Um amigo e o guarda-costas do cantor também foram detidos na ocasião.

Além disso, uma mulher voltou a acusar o rapper de drogá-la e estuprá-la, no iate de Sean “Diddy” Combs, em dezembro de 2020. A alegação foi feita no documentário “Chris Brown: A History of Violence”, que estreou nos EUA no ano passado.

SUSPEITOS

Assassinato do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes completa um mês; investigações continuam

Ao todo, sete pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no crime, outras duas estão foragidas e uma terceira morreu em confronto com a polícia.

* Luiz Antonio Rodrigues de Miranda (foragido), de 43 anos, é procurado por suspeita de ter ordenado que uma mulher fosse buscar um dos fuzis usados no crime.

* Flávio Henrique Ferreira de Souza (foragido), de 24 anos, também teve o DNA encontrado em um dos carros.

* Felipe Avelino da Silva (preso), conhecido no Primeiro Comando da Capital (PCC) como Mascherano, de 33 anos, teve o DNA encontrado em um dos carros usados no crime.

* Willian Silva Marques (preso), de 36 anos, é proprietário da casa apontada como base dos criminosos em Praia Grande e foi preso após se entregar na capital paulista.

* Dahesly Oliveira Pires (presa), de 25 anos, foi detida por suspeita de ser a mulher que foi buscar o fuzil usado no crime na Baixada Santista.

* Luiz Henrique Santos Batista (preso), conhecido como Fofão, de 38 anos, foi preso em São Vicente (SP), por ser suspeito de participar da logística da execução de Ruy Ferraz Fontes.

* Rafael Marcell Dias Simões (preso), conhecido como Jaguar, de 42 anos, foi preso após se entregar no DP Sede de São Vicente, por ser suspeito de participar do assassinato.

* Danilo Pereira Pena (preso), conhecido como Matemático, de 36 anos, foi preso em São Paulo (SP), por ser suspeito de mandar Fofão levar Jaguar da cidade de São Vicente para São Paulo.

* Cristiano Alves da Silva (preso), conhecido como Cris Brown, de 36 anos, é o dono da casa usada pela quadrilha em Mongaguá, cidade vizinha a Praia Grande, e foi preso em São Paulo.

* Umberto Alberto Gomes (morto), 39 anos, teve o DNA encontrado na casa que teria sido usada pelos criminosos em Mongaguá. Ele morreu após entrar em confronto com policiais no Paraná.

CARREIRA DE RUY FERRAZ

Ruy Ferraz Fontes foi delegado-geral de São Paulo entre 2019 e 2022 e atuou por mais de 40 anos na Polícia Civil. Ele teve papel central no combate ao crime organizado e foi pioneiro nas investigações sobre a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

4 de 5 O delegado Ruy Ferraz Fontes, assassinado a tiros na Praia Grande, Litoral de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

O delegado Ruy Ferraz Fontes, assassinado a tiros na Praia Grande, Litoral de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte comandou divisões como Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Departamento Estadual de Investigações contra Narcóticos (Denarc) e Homicídios, além de dirigir o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

Ele estava aposentado da corporação e, desde janeiro de 2023, atuava na Secretaria de Administração de Praia Grande.

CRIME

Cronologia da execução: ação contra ex-delegado durou menos de 40 segundos

O caso aconteceu na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, por volta das 18h do dia 15 de setembro, no bairro Nova Mirim, perto do Fórum de Praia Grande. De acordo com a PM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte da vítima no local.

Com base nas imagens de monitoramento da prefeitura, os criminosos chegaram à Rua Arnaldo Vitulli, ao lado da Secretaria de Educação (Seduc), às 18h02. Eles permaneceram de tocaia até às 18h16, quando o ex-delegado passou de carro e foi alvo dos primeiros disparos de fuzil.

Ruy Ferraz Fontes tentou escapar pela Rua 1º de Janeiro, mas foi perseguido por cerca de 500 metros. Na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, ele bateu em um ônibus e capotou. Nesse momento, três criminosos armados com fuzis desceram do carro.

Um deles ficou na contenção, enquanto os outros dois se aproximaram do veículo e executaram o ex-delegado com diversos disparos.

Na ocasião, uma tia e o sobrinho foram baleados e atendidos pelas equipes do Samu. Eles foram encaminhados inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Quietude.

Infográfico: criminosos fazem tocaia antes de iniciar ataque e perseguição ao delegado

VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp