Memória Vanguarda: relembre o que foi notícia na região há mais de 30 anos
O quadro do Link Vanguarda resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba. O DE exibiu, no telejornal deste sábado (18), o quadro Memória Vanguarda, que resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba. Neste sábado, o quadro resgatou dois momentos que foram notícia no dia 18 de outubro, mas há mais de 30 anos.
Em 18 DE OUTUBRO DE 1989, a nova constituição brasileira tinha acabado de completar um ano. As mudanças da constituição cidadã previam que os munícipios também criassem a própria lei orgânica. A Câmara de Taubaté havia começado a discutir a constituição municipal. Mas a falta de prática com a novidade trouxe dificuldades. O número de funcionários era insuficiente para elaborar um conjunto de regras tão complexo. Algo que se repetia em outras cidades do Vale do Paraíba. O que abriu oportunidades para empresas que, oferecendo uma consultoria jurídica, passou a formular constituições para os municípios. Uma solução que parecia prática, mas que passou a trazer problemas. Os chamados “kits de constituição” não respeitavam as características dos municípios.
Em 18 DE OUTUBRO DE 1991, se a política causava dúvidas há três décadas, a inflação causava medo e incerteza. Em 1991, a inflação acumulada no ano foi de 480%. As máquinas de remarcação não paravam de trabalhar. E a variação nos preços afetava um costume muito comum no Brasil e no Vale do Paraíba naquela época: o hábito de comprar fiado. Comerciantes de São José dos Campos tiveram que diminuir o prazo para que os clientes pudessem pagar as contas, porque, caso contrário, era prejuízo na certa.
Em 18 DE OUTUBRO DE 1990, há 35 anos, a preservação ambiental aqui na Rede Vanguarda já era uma preocupação. Quando nem se falava em reflorestamento, esse engenheiro civil de Ubatuba começou a plantar palmito em Ubatuba. Nesta fazenda, ele conseguiu criar uma floresta de Juçara, um dos tipos de palmito mais saborosos, mas ameaçado de extinção e com o corte proibido. A oportunidade de negócio vinha acompanhada de uma lição ambiental.
Esses momentos históricos retratam a importância de se recordar o passado e como eventos do passado ainda têm impacto nos dias de hoje. A memória permite uma reflexão sobre a evolução de diversas questões ao longo do tempo. É fundamental olhar para trás para compreender melhor o presente e planejar o futuro. O Memória Vanguarda cumpre esse papel de resgatar e preservar a história da região do Vale do Paraíba, proporcionando momentos de nostalgia e aprendizado para os telespectadores.