Descubra Mambaí: turismo de aventura em cidade goiana famosa

descubra-mambai3A-turismo-de-aventura-em-cidade-goiana-famosa

Cachoeira com pêndulo, fervedouro e cavernas: conheça cidade goiana famosa por turismo de aventura

Destino atrai turistas pela diversidade, beleza e pelo baixo custo. Veja as principais opções de lazer e aventura.

Cachoeira com pêndulo, fervedouro e cavernas: conheça cidade goiana famosa por turismo

Uma cidade que fica a cerca de 500 km de Goiânia, no extremo nordeste do estado, Mambaí atrai turistas que buscam aventura em meio às cachoeiras, fervedouro e cavernas. Em uma delas, é possível fazer um pêndulo na queda d’água; em outro ponto, uma tirolesa passa entre dois cânions. Veja alguns pontos da cidade, que fica quase na divisa com a Bahia.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mambaí tem 8.124 habitantes. O munícipio recebe todos os anos cerca de 5 mil turistas, que movimentam vários setores da economia local.

Entre os atrativos que os visitantes encontram na cidade estão a Cachoeira do Funil, onde uma pedra permite fazer um pêndulo em corda; um poço onde a força da nascente impede a pessoa de afundar; e vários lugares com contato direto com a natureza e o Cerrado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, entre os destinos mais procurados pelos visitantes que vão até a cidade estão: a Cachoeira do Funil, a Lapa do Penhasco, a Lapa das Dores, a Trilha dos 3 Poços Azuis e a Cachoeira Paraíso do Cerrado.

A professora de português, Letícia de Castro, é de Brasília, cerca de 300 km de Mambaí. Mambaí tem se tornado cada vez mais conhecida como destino de quem procura contato com a natureza, cachoeiras e até um pouco de aventura. A cidade é citada como um tesouro, por quem conhece, além de ser muito acessível nos preços de hospedagem, guias e outros gastos, dizem os frequentadores.

Letícia destacou a Cachoeira do Funil como um dos principais pontos de Mambaí: é lá que tem o famoso pêndulo e onde o visitante pode acessar passando por dentro de uma caverna e olhar a queda d’água de trás da cachoeira. “Dá uma sensação de imponência, de força. Eu realmente me senti abraçada pela natureza, pela terra, pela energia do lugar”, contou.

Miguel Melo também é de Brasília e, segundo ele, divide o tempo entre tatuador e as viagens de moto que faz para conhecer vários lugares. Ele conheceu Mambaí e publicou um vídeo contando sobre as aventuras da cidade. Miguel citou os pontos que achou mais bonitos: uma travessia de caverna que desembocava numa cachoeira, onde rolou de fazer rapel e pêndulo no meio de dois arco-íris; tirolesa; rapel na caverna; cachoeira; trilha; lagoa de água cristalina; fervedouro e pôr-do-sol.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp