Programa ‘Gás do Povo’: mais de 134 mil famílias do Distrito Federal devem receber o benefício, veja como vai funcionar
O Valor de referência para a reembolso do governo aos revendedores no DF será de R$95,52 e permanecerá válido até, no mínimo, 31 de dezembro deste ano.
Mais de 134 mil famílias do DF devem ser beneficiadas gratuitamente com botijões de gás de cozinha através do novo programa federal ‘Gás do Povo’. Esse valor será custeado pelo governo, não pelas famílias.
Os valores foram definidos pelos ministérios da Fazenda e Minas e Energia em portaria publicada recentemente. O programa tem como objetivo fornecer gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) e ampliar o atual ‘Auxilio Gás’, com foco em famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo.
O programa tem como previsão a entrega dos primeiros botijões na última quinzena de novembro, sendo que a expectativa é alcançar todos os beneficiários até março de 2026. A retirada do botijão deve ser realizada pelo responsável da família inscrita no CadÚnico nas revendedoras credenciadas pelo governo, mediante apresentação de documento comprovatório.
A quantidade de auxílios anuais para botijões gratuitos irá variar de acordo com o número de membros na família, sendo de quatro para famílias com duas ou três pessoas e seis para famílias com quatro ou mais indivíduos. Os auxílios não são cumulativos entre períodos subsequentes e possuem prazo de validade dependendo do tamanho da família.
Para identificar quais revendas participam do programa, é necessário observar as regras de identidade visual estabelecidas, como portarias de revenda, botijões de GLP, veículos de transporte e materiais de comunicação. Além disso, o aplicativo do beneficiário mostrará as revendas mais próximas credenciadas.
Este é um passo essencial do governo para ampliar o acesso ao gás de cozinha no Distrito Federal, beneficiando as famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. Com a expectativa de atender milhões de famílias em todo o país, o programa ‘Gás do Povo’ contribuirá significativamente para a segurança alimentar desses lares.




