Entenda como vai funcionar a faixa exclusiva para motos em Fortaleza
Além da Humberto Monte, a Faixa Azul será implantada também na Avenida Santos Dumont, com início previsto para o mês de novembro.
A faixa exclusiva para motocicletas, medida anunciada pela prefeitura de Fortaleza no início deste mês, começa a ser implantada nesta quinta-feira (23) na Avenida Humberto Monte, no trecho compreendido entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul. A iniciativa tem caráter experimental e funcionará até o dia 31 de março de 2026.
Como funciona: A faixa será pintada de azul e ficará no centro da via. A medida regulamenta o uso do chamado “corredor”, utilizado informalmente pelos motociclistas. Com essa faixa dedicada às motos, os condutores podem ganhar mais segurança e conforto, semelhante às ciclofaixas e corredores de ônibus e táxis.
A largura da faixa azul varia entre 1,10 m e 1,20 m, conforme o limite de velocidade da via: 1,10 m para vias de até 50 km/h e 1,20 m para até 60 km/h.
O QUE PODE: Motociclistas podem circular em outras faixas, adaptação da sinalização e das faixas, velocidade controlada, uso com prudência.
O QUE NÃO PODE: Motociclistas não podem usar a faixa preferencial para acelerar, veículos automotores devem evitar transposição brusca de faixas, desrespeitar a sinalização ou a prioridade da faixa.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a intenção por meio dessa novidade é ordenar o trânsito e diminuir o risco de acidentes. As faixas azuis já foram implementadas em outras grandes capitais brasileiras, como São Paulo e Recife.
Especialista critica medida: Alguns especialistas discordam do fato de que essas faixas diminuem o risco de acidentes. Dante Rosado, consultor em mobilidade urbana, aponta que a faixa azul pode aumentar o risco nas interseções e observa o desrespeito aos limites de velocidade por parte dos motociclistas.
Outras vias serão contempladas: Além da Avenida Humberto Monte, a Faixa Azul será implantada também na Avenida Santos Dumont, com início previsto para o mês de novembro. Durante o período de teste, a AMC acompanhará os efeitos da intervenção, analisando os resultados alcançados e recomendando parâmetros para aprimorar a sinalização.




