Treinando o cérebro: Corinthians cria sala tecnológica no CT com exercícios cognitivos para atletas
Exercícios de performance mental em espaço inaugurado neste ano visam treinar atenção, reação, visão periférica e tomada de decisão para potencializar rendimento. A tela interativa é um dos equipamentos de sala de treinamento cognitivo do Corinthians, que agora conta com uma estrutura moderna e tecnológica para trabalhar a mente dos jogadores.
Uma sala com luzes piscantes, telas interativas, óculos de realidade virtual e atividades mediadas por tecnologia passou a fazer parte da rotina do elenco do Corinthians no CT Dr. Joaquim Grava. O objetivo é ousado: treinar o cérebro como se treinam os músculos. O preparador mental Lulinha Tavares, responsável pela sala de treinamento cognitivo inaugurada em maio, destaca a importância da alta performance mental para o sucesso dos atletas.
Para os jogadores do Corinthians, a sala de treinamento cognitivo não é obrigatória, mas tem conquistado a adesão de cerca de dez atletas por dia. Aqueles que participam das atividades relatam benefícios como melhora na concentração, atenção e tomada de decisões. Atletas como Gui Negão, Yuri Alberto, André Ramalho, Cacá e Felipe Longo têm se destacado na sala de treinamento cognitivo.
Os exercícios propostos na sala buscam desafiar o cérebro dos jogadores, estimulando a neuroplasticidade e a velocidade de reação. A ideia é que, com o treinamento mental, os atletas estejam mais preparados para tomar as melhores decisões durante as partidas, aumentando a confiança e o autocontrole. O desenvolvimento cerebral é tão importante quanto o físico para alcançar o mais alto rendimento.
A evolução do esporte exige cada vez mais o cuidado com o aspecto cognitivo dos atletas. O Corinthians se destaca como pioneiro no Brasil ao investir em treinamentos cognitivos para seus jogadores. Com resultados positivos observados entre os participantes, a meta é implementar testes cognitivos no início de cada temporada, para acompanhar e potencializar as evoluções individuais.
A neurociência e a evolução neurocientífica são os próximos passos do esporte de alto rendimento. O cérebro se torna o foco principal dos treinamentos, visando explorar todo o potencial cognitivo dos atletas. Com a parceria da empresa Sensorial, o Corinthians está na vanguarda dessa transformação, preparando seus jogadores não apenas fisicamente, mas também mentalmente para enfrentar os desafios do esporte moderno.




