“FIFA e BWI firmam parceria para promover direitos trabalhistas em eventos esportivos”

22fifa-e-bwi-firmam-parceria-para-promover-direitos-trabalhistas-em-eventos-esportivos22

Fifa e BWI assinam acordo para promover direitos de trabalhadores em torneios da entidade

Organizações têm colaborado por mais de dez anos com o objetivo de melhorar as condições dos colaboradores envolvidos em construção e reforma de estádios e outras estruturas. A Fifa apresenta a “Trionda”, bola oficial da Copa do Mundo de 2026.

A Fifa e a Building and Wood Workers’ International (BWI) fecharam um acordo de cooperação com duração de cinco anos. O objetivo é garantir condições de trabalho dignas e seguras para os trabalhadores que atuam na construção e reforma de estádios e outras infraestruturas em eventos da entidade internacional.

O presidente da BWI, Per-Olof Sjöö, e o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström, firmaram o documento que estabelece um vínculo até o final de 2030. Entre os termos propostos estão: realização de inspeções em conjunto em obras relacionadas à Copa do Mundo da Fifa e outros torneios, treinamento de representantes dos trabalhadores, tratamento de reclamações, saúde e segurança ocupacional, ação corretiva e reparação, e publicação de relatórios anuais.

Esta parceria entre a FIFA e a BWI, que já se estende por mais de uma década, foca nas condições de trabalho em eventos como a Copa do Mundo. O acordo formaliza essas experiências em uma plataforma de diálogo, monitoramento e prevenção para garantir melhorias para os trabalhadores.

Com futuras Copas do Mundo confirmadas para diversas localidades, como Canadá, México, Estados Unidos, Brasil, Marrocos, Portugal, Espanha, Argentina, Paraguai, Uruguai, Arábia Saudita, entre outros, a cooperação entre a Fifa e a BWI será expandida em diferentes contextos políticos e industriais.

O secretário-geral da BWI, Ambet Yuson, destacou a importância do acordo para monitorar, prevenir e remediar abusos, garantindo melhorias para os trabalhadores. Já o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström, ressaltou o compromisso com os direitos dos trabalhadores, buscando garantir boas condições de trabalho, renda justa, segurança no local de trabalho e proteção social para todos os envolvidos nos projetos dos torneios da Fifa.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp