Mais de 165 mil aposentados e pensionistas do Maranhão já receberam R$ 118,5 milhões referentes a descontos indevidos em seus benefícios. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (DE) na segunda-feira (20). Ao todo, 165.868 beneficiários do estado tiveram os valores depositados diretamente em conta.
De acordo com o DE, outros 167.912 aposentados e pensionistas maranhenses aderiram ao acordo do Governo Federal nos últimos dias. O número representa 68,86% dos 243.840 beneficiários aptos a participar do acordo no estado.
Em nível nacional, o governo já pagou R$ 2,1 bilhões a 3,1 milhões de beneficiários. Os valores são corrigidos pela inflação (IPCA) e pagos sem necessidade de ação judicial.
Nesta nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que haviam contestado descontos e aguardavam análise das entidades poderão aderir ao ressarcimento.
Para verificar se houve descontos indevidos no seu benefício, baixe o aplicativo Meu INSS e procure o ícone do sino na parte superior da tela. Ao clicar nele, o sistema exibirá uma das duas mensagens: se não houve fraude, informando que nenhum desconto foi feito em seu benefício, ou se pode ter sido vítima, orientando sobre como agir.
Outra forma de conferir é acessando o extrato de pagamento do INSS, onde é possível verificar todos os descontos do benefício, incluindo créditos consignados e mensalidades associativas. Também é possível entrar em contato pelo telefone 135, canal oficial do DE, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Se você identificar descontos não autorizados no seu benefício, é necessário comunicar o Instituto Nacional do Seguro Social (DE) para iniciar o pedido de ressarcimento. O processo pode ser feito pelo telefone 135, pelo site oficial ou pelo aplicativo Meu INSS. Ao seguir os passos descritos e confirmar o pedido de ressarcimento, não é necessário enviar documentos ou comprovantes neste primeiro momento.




