Lote 4 das Rodovias do Paraná: Veja Projeção de Tarifas Pós Leilão

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Lote 4 das rodovias do Paraná: veja projeção de valores das tarifas de pedágio após resultado do leilão desta quinta-feira (23)

Consórcio Infraestrutura PR foi o vencedor do leilão do Lote 4 e apresentou desconto de 21,30% na tarifa básica. O trecho de oito rodovias estaduais e três federais terá nove praças de cobrança.

Novo pedágio: Lote 4 será leiloado nesta quinta-feira

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A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) divulgou uma projeção dos valores das tarifas de pedágio das rodovias do Lote 4 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. A estimativa tem como base o desconto de 21,30% ofertado pelo Consórcio Infraestrutura PR, que foi o vencedor do leilão realizado na tarde desta quinta-feira (23), pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

Ao todo, oito rodovias estaduais e três federais que passam por 33 cidades do estado ficarão sob administração do consórcio por 30 anos.

O trecho terá nove praças de cobrança. Destas, cinco são novas, sendo quatro delas na PR-323, entre Guaíra e Maringá, onde o trecho de 302 quilômetros não tinha cobrança de pedágio. Confira abaixo a estimativa dos preços das tarifas:

Praças de pedágio onde já há cobrança

– Praça de Presidente Castelo Branco: Foi a leilão pelo valor de R$ 15,33, mas com o desconto pode custar R$ 11,49.
– Praça de Mandaguari: Foi a leilão pelo valor de R$ 11,20, mas com o desconto pode custar R$ 8,44.
– Praça de Arapongas: Foi a leilão pelo valor de R$ 11,90, mas com o desconto pode custar R$ 8,87.
– Praça de Jataizinho: Foi a leilão pelo valor de R$ 19,49, mas com o desconto pode custar R$ 14,36.

Segundo a FIEP, os valores têm como data base dezembro de 2023, mas ainda serão reajustados pela inflação no início da cobrança, que está prevista para abril de 2026.

INVESTIMENTO

O contrato firmado com o Consórcio Infraestrutura PR prevê o investimento de cerca de R$ 16 bilhões. Com o valor, as rodovias deverão ser beneficiadas com mais de 231 km de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais, 39,49 km de contornos e quatro correções de traçado.

Além disso, terá que ser realizada a implantação de 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, oito passagens de fauna, 18 barreiras acústicas, 28 caixas para contenção de produtos perigosos, entre outras obras de arte especiais, como viadutos e pontes, e intervenções voltadas à modernização e segurança da malha rodoviária.

O lote inclui extensão de 627,52 quilômetros das rodovias das regiões Norte e Noroeste. Os trechos beneficiados serão: as federais, BR-272, BR-369 e BR-376; e estaduais, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986. Liste de cidades atendidas pelo trecho:

– Alto Paraná;
– Ampére;
– Arapongas;
– Cambé;
– Cianorte;
– Cornélio Procópio;
– Cruzeiro do Oeste;
– Doutor Camargo;
– Floriano;
– Francisco Alves;
– Engenheiro Beltrão;
– Guaíra;
– Guairaçá;
– Ibiporã;
– Jataizinho;
– Loanda;
– Londrina;
– Mandaguaçu;
– Mandaguari;
– Marialva;
– Maringá;
– Nova Esperança;
– Nova Londrina;
– Paiçandu;
– Paranavaí;
– Presidente Castelo Branco;
– Rolândia;
– Sarandi;
– Tapejara;
– Terra Roxa;
– Toledo;
– Umuarama;
– Uraí.

OUTROS LOTES

O fim do contrato com as antigas concessionárias ocorreu em agosto de 2021 e o edital de licitação do lote 1 foi publicado em maio de 2023. Neste período as estradas ficaram sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes, com rodovias estaduais e federais. Cada lote é leiloado separadamente.

A responsável pelo lote 1 é a Via Araucária, com a concessão de 473 quilômetros. Nos pacotes estão trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, localizadas nas regiões central, Campos Gerais e Curitiba. As tarifas dos pedágios estão ativas desde março deste ano.

Já o lote 2, no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, está sob responsabilidade do grupo EPR Litoral Pioneiro. Com mais de 600 quilômetros, estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Assim como o primeiro, as tarifas são cobradas desde março.

O lote 3 ficou sob responsabilidade da concessionária CCR S/A. O lote inclui 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, dentro da Malha Norte. Os trechos fazem a ligação da região norte do estado com a BR-277, até o Porto de Paranaguá, no litoral.

O grupo EPR também venceu o leilão pelo Lote 6 e foi o único concorrente. Ele ficou responsável por 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais. São elas: BR-163, BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483.

O leilão do Lote 5 está previsto para ser realizado no dia 30 de outubro, às 14h. Ele tem 432,77 quilômetros de extensão e atenderá 17 cidades do Paraná. As rodovias beneficiadas serão BR-163, BR-369, BR-467, PR-158, PR-317, PR-467, PR-977 e PR-978.

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