A Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulgou o edital de um novo concurso público, oferecendo um total de 720 vagas para as carreiras de escrivão e inspetor. Com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e uma remuneração mensal de mais de R$ 7 mil, o concurso representa uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da segurança pública. As inscrições começam neste sábado (27) e vão até as 17h de 26 de novembro, com a prova marcada para acontecer no dia 18 de janeiro de 2026.
O processo de inscrição será realizado exclusivamente pela internet, através do site da Fundatec, responsável pela organização do certame. Além das vagas oferecidas, o edital também prevê a reserva de oportunidades para candidatos com deficiência, pessoas negras, trans e indígenas, seguindo os decretos estaduais que regulamentam ações afirmativas no serviço público.
Para se candidatar, é necessário atender a uma série de requisitos legais estabelecidos no edital, como ser brasileiro ou possuir as prerrogativas contidas na Constituição Federal, ter no mínimo 18 anos, possuir curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, entre outros. É fundamental que o candidato esteja em dia com suas obrigações militares e eleitorais, além de possuir saúde física e psicológica adequadas para o exercício das atividades policias.
O edital também prevê a possibilidade de convocação de novos candidatos durante o prazo de validade do concurso, mediante autorização do governo. Por isso, é importante que os interessados estejam atentos a todas as etapas do processo seletivo e se preparem da melhor forma possível para as provas teórico-objetivas e de redação, que serão aplicadas em janeiro de 2026.
Estudar legislação para concursos é fundamental para se sair bem nas provas, por isso, os candidatos devem se dedicar e se preparar da melhor forma possível. Essa pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar na carreira policial e colaborar com a segurança do Rio Grande do Sul. Aproveite essa chance e inscreva-se para o concurso da Polícia Civil do RS.




