A Vigilância Sanitária do DF realizou uma importante apreensão de uma tonelada de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal fora da validade que estavam sendo comercializados ilegalmente através de redes sociais. Os itens eram vendidos a preços muito abaixo do mercado, colocando em risco a saúde da população. A ação conjunta da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária aconteceu no Riacho Fundo, após uma denúncia anônima recebida na ouvidoria Participa DF.
No local, foram encontrados diversos produtos armazenados de maneira precária e com o prazo de validade vencido. Alimentos que exigem refrigeração, como laticínios e carnes, estavam expostos em temperatura ambiente, enquanto bebidas alcoólicas também foram apreendidas. O responsável pelo estabelecimento foi autuado e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, destaca os riscos à saúde de consumir produtos fora do prazo de validade. Produtos vencidos não possuem garantia de qualidade e segurança, podendo representar um sério perigo para quem os consome. Ela ressalta ainda que locais de comercialização irregular costumam desrespeitar as normas de higiene e armazenamento, aumentando os riscos à saúde.
As investigações sobre a origem dos produtos apreendidos estão em andamento, visando identificar como os responsáveis obtiveram mercadorias vencidas para revenda. Durante a fiscalização, não foram encontrados indícios de adulteração nas embalagens e rotulagens dos itens. Os responsáveis pela comercialização informaram que os compradores tinham ciência da validade vencida dos produtos.
Ações de fiscalização como essa visam proteger a saúde pública e coibir práticas que ameaçam a segurança alimentar. A Vigilância Sanitária destaca que continuará com operações semelhantes em outras regiões do DF. Nos últimos anos, diversas ações de combate à comercialização de produtos irregulares foram realizadas, resultando na apreensão de toneladas de itens impróprios para consumo. É fundamental que a população esteja atenta às normas de segurança alimentar e evite consumir produtos vencidos.




