Guerra entre facções deixa 7 mortos e 35 presos na Grande São Luís: balanço atualizado da violência

guerra-entre-faccoes-deixa-7-mortos-e-35-presos-na-grande-sao-luis3A-balanco-atualizado-da-violencia

Guerra entre facções deixa 7 mortos e 35 presos em uma semana na Grande São Luís

A onda de violência tem sido provocada por uma guerra que envolve a disputa de facções criminosas por território na Grande Ilha, segundo o secretário de Segurança do Maranhão, Maurício Martins.

Desde o início da semana, 35 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques violentos registrados em cidades da Grande Ilha de São Luís. Sete pessoas morreram e mais de dez ficaram feridas nos ataques registrados desde o domingo (19).

Os dados são de um balanço da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), obtido pelo DE, na noite de sexta-feira (24). De quinta para sexta-feira, 17 pessoas haviam sido presas na Grande Ilha de São Luís.

A onda de violência tem sido provocada por uma guerra que envolve a disputa de facções criminosas por território na Grande Ilha, segundo o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

A Polícia Civil do Maranhão investiga a relação dos presos com os ataques mais recentes de violência que provocaram uma onda de insegurança. As operações realizadas ao longo da semana resultaram na apreensão de mais de 20 armas de fogo, drogas e na recuperação de veículos que haviam sido roubados ou furtados.

Os casos foram registrados em todos os quatro municípios que compõem a chamada Grande Ilha. São eles São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e a capital maranhense, São Luís.

Por conta da onda de violência, escolas, universidades públicas e particulares suspenderam as aulas na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24). As atividades devem ser retomadas a partir da segunda-feira (28), após o feriado do Dia do Servidor Público.

Os primeiros casos começaram a ser registrados ainda no domingo (19) em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, cidades localizadas na Grande Ilha. Somente no domingo, três pessoas morreram baleadas e outras três ficaram feridas.

O ponto alto da semana violenta foi o ataque a tiros que deixou um jovem morto e cinco pessoas feridas no bairro Cidade Operária, na capital maranhense.

Desde o domingo (19), sete pessoas morreram em meio à onda de violência registrada na Grande Ilha de São Luís. Veja, abaixo, quem foram as vítimas:

1. São José de Ribamar (MA): Mateus Ribeiro Costa, de 27 anos, foi executado com tiros na cabeça e no tórax por ocupantes de um carro prata no domingo (19);
2. São Luís (MA): Um homem de 26 anos, não identificado, foi morto a tiros no bairro Tibiri, na capital, no domingo (19);
3. São Luís (MA): Um grupo foi alvo de disparos na Rua 17. Taivisson Amaro, de 18 anos, morreu no domingo (19). Outros três homens ficaram feridos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp