Dracena realiza o último mutirão de limpeza de 2025 para combater a dengue; confira cronograma
A Ação está prevista para ser realizada entre os dias 3 e 12 de novembro, por toda a cidade. No período, um caminhão coletará materiais que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito transmissor da doença.
Dracena realiza o último mutirão de limpeza de 2025 para combater à dengue — Foto: Reprodução/Prefeitura
A Prefeitura de Dracena (SP) vai realizar o quarto e último mutirão de limpeza previsto para este ano, como forma de combater à dengue. A ação é realizada entre os dias 3 e 12 de novembro, por toda a cidade.
Por meio da Vigilância Epidemiológica, o município informou que a coleta também abrangerá os distritos de Jaciporã, Jamaica e o bairro Iandara. Durante o mutirão, caminhões farão a retirada de materiais inservíveis que possam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No mutirão realizado em agosto, foram recolhidas 23 toneladas de materiais que poderiam acumular água e criar ambientes propícios à proliferação do mosquito, conforme a Vigilância Epidemiológica.
O Painel de Arbovirose do estado de São Paulo registrou, até este domingo (26), 473 casos positivos para a doença, além de um óbito confirmado neste ano. Segundo a prefeitura, a vítima era uma mulher de 84 anos, com comorbidades, moradora do bairro Jardim Alvorada.
Já em 2024, ainda segundo o painel do estado, em 12 meses, foram registrados 145 casos positivos para dengue. O aumento de casos confirmados em 2025 foi de mais de três vezes, em comparação ao ano anterior. A Secretaria de Saúde e Higiene Pública ressalta que, em caso de sintomas como febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor atrás dos olhos, entre outros, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.
Confira o cronograma de limpeza:
Setor 1: segunda-feira (3/11)
Bairros: Tonico André, Distrito Industrial, Distrito Comercial, Parque Dracena, Jardim das Nações, partes do Metrópole, Jardim Campo Belo I e II, Residencial São Cristóvão, Condomínio Solares, Residencial São Paulo e Residencial Aroeiras.
Setor 2: terça-feira (4/11)
Bairros: Jardim das Palmeiras I, II, III e IV, Jardim Europa, Jardim América, Frei Moacir III, Residencial Novo Horizonte, Vila Romana, Condomínio das Dracenas, Residencial Santa Rosa, Residencial Monte Carlo, Jardim Vera Cruz e partes do Metrópole.
Setor 3: quarta-feira (5/11)
Bairros: Nova Alcântara, Residencial Branzani, Jardim Jussara, Jardim Kennedy, Jardim Éden, Jardim Bortolato I, II e III, Vila Itália I, II, III e IV, Residencial Vila Rica e partes do Centro.
Setor 4: quinta-feira (6/11)
Bairros: Jardim São Francisco, Vila Lucélia, partes do Centro, Condomínio Eldorado, Condomínio Florença, Residencial JR, C.H. Virgílio Fioravante, Santa Luzia, Jardim dos Pássaros e Jardim Boa Vista.
Setor 5: sexta-feira (7/11)
Bairros: Residencial Atlantis, Jadim Village, Jardim Aeroporto, Hosoume I e II, Portal dos Girassóis, Jardim Brasilândia, Vila Isabel, Jadim Primavera, Jardim Cristina, C.H. João Vendramini, C.H. Domingos Marques Caldeira, C.H. Waldi B. de Souza, Parque do Bosque, C.H. Paulo Vendramini I e II, C.H. Nossa Senhora Aparecida e Residencial Santa Mônica.
Setor 6: segunda-feira (10/11)
Bairros: Condomínio Vila Bella, Residencial Green Ville, Jardim Santa Clara, Jardim Bela Vista, partes da Vila Barros, Parque São Carlos, Residencial Sol Nascente I e II e C.H. Florindo Tabachi.
Setor 7: terça-feira (11/11)
Bairros: Partes da Vila Barros, Jardim Alvorada, Emílio Zanata, Parque Planalto, Vila Correia, Vitória Régia, Frei Moaci I, II e IV, Pitangueiras I e II.
Setor 8: quarta-feira (12/11)
Bairros: Distrito de Jamaica, Distrito de Jaciporã e Bairro Iandara. Neste sentido, é fundamental a participação da população para que o mutirão de limpeza seja eficiente na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Não se esqueça de conferir o cronograma e contribuir com a iniciativa de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A prevenção é a melhor forma de evitar a propagação dessas enfermidades. Parabéns à Prefeitura de Dracena pela iniciativa e a todos os envolvidos na realização deste mutirão de limpeza!




