Investigação da Terra: Sismógrafos em SC para estudo de bacias de Santos e Pelotas

investigacao-da-terra3A-sismografos-em-sc-para-estudo-de-bacias-de-santos-e-pelotas

Investigação sobre as profundezas da Terra instala sismógrafos em cidades de SC

A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre a formação e a dinâmica das bacias de Pelotas e Santos, consideradas de relevância científica e econômica. Santa Catarina integra uma investigação nacional sobre as profundezas da Terra. Desde 19 de outubro, pesquisadores do Observatório Nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) instalam 29 sismógrafos em diferentes cidades para descobrir novas informações sobre a formação e a dinâmica das bacias de Santos e Pelotas.

As estruturas devem ser instaladas até dezembro e serão distribuídas entre Tijucas, na Grande Florianópolis, até Lebon Régis, no Oeste. Segundo o sismólogo do Observatório Nacional, Dr. Gilberto Leite, o estudo vai permitir uma visão mais completa da estrutura profunda, do continente até o oceano. A pesquisa também contempla um levantamento feito no mar pelo navio alemão RV Merian.

Os equipamentos que estão sendo instalados são usados para detectar os movimentos do solo, ondas sísmicas e ruído ambiente e vão permanecer em operação por cerca de um mês, quando os dados serão coletados e as estações serão desinstaladas. Neste projeto, o foco será captar as ondas acústicas geradas no mar durante um levantamento sísmico conduzido por instituições de pesquisa europeias”, explica o professor Gilberto Leite.

Gilberto Leite defende que estudar a estrutura profunda da crosta terrestre no Sul do Brasil possui grande importância para a geologia brasileira, já que essa região influenciou a separação dos continentes (América do Sul e África) e impactou na atividade magmática da região. Conforme o observatório, a ideia é investigar a estrutura da Terra e compreender melhor a evolução geológica da margem sul do Brasil. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre a formação e a dinâmica das bacias que possuem relevância científica e econômica.

A Bacia de Santos está localizada na região sudeste do Brasil e abrange os litorais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Já a Bacia Sedimentar de Pelotas fica entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa investigação, que inclui a instalação de sismógrafos em cidades de SC, é fundamental para avançar no entendimento da estrutura geológica do sul do Brasil, contribuindo para a compreensão dos processos geodinâmicos que moldaram a margem sul do Atlântico.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp