90 anos de Mauricio de Sousa: filhos celebram trajetória do pai e compartilham memórias ao DE
Cartunista Mauricio de Sousa completa 90 anos nesta segunda-feira (27). Em entrevista, os filhos Mauro e Marina compartilharam lembranças, aprendizados e histórias do homem por trás de tantos personagens icônicos da Turma da Mônica.
Ao DE, Marina ressalta que o aniversário do pai é mais do que uma data comemorativa: é uma tradição que celebra não apenas a trajetória do artista, mas também o impacto cultural que ele construiu ao longo de décadas.
“Parabéns, MauLicio! Obrigado pelos quadLinhos!” Ao ler a frase, quase dá para ouvir a voz do personagem Cebolinha, com seu jeito único de falar, desejando feliz aniversário ao seu criador, Mauricio de Sousa, que completa 90 anos de vida nesta segunda-feira (27).
E não é só o amigo da Mônica que tem motivos para comemorar: para marcar a data, dois dos dez filhos do cartunista, Mauro e Marina, compartilharam lembranças, aprendizados e histórias do homem por trás de tantos personagens icônicos da “Turma da Mônica”, durante entrevista ao DE.
Os dois e o sobrinho Marcos Saraiva, filho da Mônica, comandam a MSP Estúdios, empresa responsável por criar conteúdos e expandir o universo da marca. Desde sua fundação, em 1959, a empresa já lançou mais de 400 personagens e vendeu mais de 1 bilhão de revistas.
“Espero que ele seja lembrado como um dos principais artistas do Brasil, um grande alfabetizador e incentivador da leitura, um grande empresário, um pai maravilhoso e um ser humano inspirador”, afirmou Mauro Takeda e Sousa.
“Eu espero que, daqui a 100 anos, as pessoas continuem com essa imagem do Mauricio visionário, desse Mauricio sonhador, Mauricio artista”, enfatizou Marina Takeda e Sousa.
Ao DE, Marina ressalta que o aniversário do pai é mais do que uma data comemorativa: é uma tradição que celebra não apenas a trajetória do artista, mas também o impacto cultural que ele construiu ao longo de décadas.
Confira abaixo os principais trechos das entrevistas:
‘ESPERO QUE ELE SEJA ETERNO’
Marina Takeda e Sousa é diretora-executiva da MSP Estúdios. Ao DE, Marina ressalta que o aniversário do pai é mais do que uma data comemorativa: é uma tradição que celebra não apenas a trajetória do artista, mas também o impacto cultural que ele construiu ao longo de décadas.
“O Mauricio sempre foi festeiro. Ele sempre foi a favor de a gente comemorar. A gente tem essa tradição de estar sempre celebrando as coisas. E eu acho que o aniversário dele é uma tradição importantíssima para a gente aqui da MSP, para a família. É um momento que a gente tem para se reunir, de agradecer e parabenizar aquele cara que botou tudo isso em pé e continua encantando gerações”, disse ela.
Marina conta que o pai estava animado na pré-estreia da cinebiografia Mauricio de Sousa: O Filme”, acompanhando as homenagens que surgiram à medida que o aniversário se aproximava.
“Ele passou o dia inteiro superagitado. Acho que, a partir do aniversário dele, vão sair mais ainda. Então, ele vai ficar ainda mais feliz, e a gente está só curtindo vê-lo animado assim.”
Mauro de Sousa, filho do cartunista, também compartilhou suas impressões sobre a celebração do pai e seu legado de 90 anos. Mauro destacou a importância do carinho do público para Mauricio e como isso o emociona profundamente.
Para a filha, o que mais emociona Mauricio é o carinho dos fãs. “É o maior sinal de que o que ele fez deu certo, sabe? Eu acho que o ser bem-sucedido do Mauricio é ter esse retorno do público. E principalmente das crianças. Ver as crianças com os olhinhos brilhando, lendo a Turma da Mônica, assistindo aos desenhos, vendo shows e vendo-o ao vivo”, disse.
O filho de Mauricio, Mauro, também ressaltou a importância do carinho do público para o pai: “Ele já fez muita coisa nesta vida, mas o que realmente faz diferença para ele é o carinho das pessoas. Desde que eu sou pequenininho, percebo que todos vêm com muito afeto, contando as histórias que cada um tem com ele, com as obras dele, com o universo que ele criou.”
Aos 90 anos, Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica, vira filme. Mauro comemora a oportunidade de interpretar seu próprio pai na cinebiografia, destacando a emoção de compartilhar esse momento especial ao lado de Mauricio e de tantos fãs.
O filho também contou que o impacto das obras do pai é sentido diariamente. Um dos relatos que mais o emocionou foi o de uma mãe agradecendo a Mauricio pelo impacto positivo dos personagens na vida de seu filho com autismo, inspirando a criação de um novo personagem.
Mauro também compartilhou suas lembranças emocionantes da infância ao lado do pai, que incluem as broncas carinhosas que recebiam, mostrando o lado amoroso e dedicado de Mauricio como pai.
O legado de Mauricio de Sousa, aos 90 anos, é descrito como imensurável pelos filhos, sendo uma fonte de orgulho e inspiração para milhões de fãs. A relação familiar, o carinho do público e a importância cultural de sua obra são destacados como pilares fundamentais do legado do cartunista.




