O recém-nascido de cinco meses de gestação, dado como natimorto e que chorou durante o próprio velório, morreu neste domingo, 26. Criança estava internada na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), mas não resistiu e morreu por volta das 23h.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a morte foi em decorrência de um quadro de choque séptico e sepse neonatal, que resultou em uma infecção generalizada que se espalhou pelo corpo e provocou falência múltipla dos órgãos. O órgão informou que está investigando o caso e que os responsáveis foram afastados.
“O caso está sendo rigorosamente apurado, e a equipe responsável pelo atendimento inicial foi afastada para assegurar a lisura de todo o processo”, complementou a Sesacre.
Entenda o caso
O bebê de cinco meses de gestação nasceu no última sexta-feira, 24, em estado grave de prematuridade após a mãe dar entrada na Maternidade Bárbara Heliodora com quadro de sangramento. A criança foi dada como natimorto e, no atestado de óbito, foi relatado que a morte havia sido causada por hipóxia intrauterina, uma condição onde o feto não recebe oxigênio suficiente durante a gestação.
Familiares velaram o bebê ainda no final de semana. Durante a cerimônia, pessoas perceberam que a criança ainda estava viva e chorando dentro do caixão após ficar cerca de 12 horas dentro de um saco.
Em nota, a Sesacre informou que os protocolos de reanimação foram seguidos pela equipe multiprofissional e que instaurou uma apuração interna para esclarecer os fatos. O caso também está sendo investigado pelo Ministério Público (MP-AC).




