Problemas na aplicação da Prova Nacional Docente: Mais de 60 candidatos prejudicados em São Luís

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Mais de 60 candidatos não conseguiram realizar a Prova Nacional Docente (PND) nesse domingo (26), em São Luís, devido à falta de carteiras nas salas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), localizado no bairro do Anil. A PND é um exame anual promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de auxiliar estados e municípios na seleção de professores para as redes públicas de ensino.

Os portões foram abertos ao meio-dia, e a aplicação da prova estava prevista para começar às 13h30. No entanto, parte dos participantes não encontrou lugar para sentar nas salas. Para tentar contornar o problema, os candidatos foram remanejados para a biblioteca da escola enquanto aguardavam uma solução por parte da organização da prova, sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Por volta das 15h, uma van chegou a ser enviada ao local para levar os participantes a outro prédio, mas, segundo os candidatos, a alternativa não era viável. Os participantes registraram o ocorrido em uma ata, após horas de espera. Situações semelhantes também foram relatadas em Timon, onde candidatos afirmaram não ter conseguido realizar o exame em duas escolas do município. O caso foi levado à delegacia local.

“Você se prepara para fazer uma prova dessa, era a primeira edição do PND e não aconteceu. A gente ficou a tarde toda esperando. É preciso que as autoridades tomem providências”, afirmou a professora Vânia Gomes. A professora Cláudia Mancebo também expressou sua frustração, mencionando o cansaço psicológico causado pela situação.

O DE entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e com a Fundação Getulio Vargas (FGV) para saber quais medidas serão adotadas e aguarda retorno. A falta de estrutura para a realização de provas como a PND prejudica não apenas os candidatos, mas também compromete todo o processo de seleção de professores para as redes públicas de ensino, ressaltando a importância de garantir condições adequadas para a realização desses exames.

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