Ponte Preta garante 13ª vaga paulista na Copa do Brasil 2026

ponte-preta-garante-13a-vaga-paulista-na-copa-do-brasil-2026

Título da Série C garante Ponte Preta na Copa do Brasil e abre 13ª vaga para São Paulo

Com a vitória inédita, a Ponte Preta conquistou não apenas o primeiro troféu nacional da sua história, mas também garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Além disso, abriu caminho para mais um representante paulista na competição, graças à expansão do torneio para 126 clubes, um acréscimo de 34 times em relação à edição atual.

A Portuguesa foi a beneficiada com a vaga extra do Paulistão, enquanto a Ponte Preta, agora campeã da Série C, entrará diretamente na terceira fase da Copa do Brasil. Os times tradicionais da Série A – Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Mirassol e Red Bull Bragantino – terão início na quinta fase, enquanto a Lusa começará sua jornada desde a primeira etapa.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) se mantém como a melhor colocada no ranking da CBF, assegurando seis vagas fixas na Copa do Brasil. A competição atual concede cinco vagas através do Paulistão e uma vaga pela Copa Paulista, destinada ao campeão ou ao vice, caso o campeão opte por outro torneio.

Em 2025, o Primavera garantiu a vaga pela Copa Paulista ao se sagrar vice-campeão diante do XV de Piracicaba, que preferiu disputar a Série D. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, semifinalistas do Paulistão, conquistaram suas vagas, assim como o São Bernardo, com melhor campanha entre os eliminados nas quartas.

Com a ampliação do número de participantes e a distribuição das novas vagas, quatro clubes foram diretamente beneficiados: Novorizontino, Portuguesa, Guarani e Velo Clube, que estavam na lista de espera do Paulistão e, com a expansão do torneio, conquistaram acesso à Copa do Brasil.

Caso o Novorizontino, atual quinto colocado da Série B, garanta o acesso à Série A do Brasileiro, a quantidade de representantes paulistas pode aumentar ainda mais. Nesse cenário, o Botafogo-SP, 13º colocado do Paulistão e sexto na fila de espera, herdaria mais uma vaga, elevando São Paulo a 14 times na competição.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp