Flamengo volta ao Cilindro após dois anos com muitas mudanças e novos protagonistas
Apenas quatro titulares na última partida em Avellaneda continuam no elenco, que retorna ao estádio do Racing com dez remanescentes do grupo que empatou por 1 a 1 em 2023
Voz do Setorista: Manu Ribeiro atualiza provável escalação do Flamengo contra o Racing
Racing e Flamengo decidem o primeiro finalista da Libertadores de 2025 na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). O Rubro-Negro voltará ao estádio El Cilindro com um plantel bastante modificado na comparação com aquele que empatou por 1 a 1 em maio de 2023. Apenas dez jogadores que estiveram à disposição naquela partida seguem no elenco.
Jogadores do Flamengo atendem torcedores argentinos antes do treino; veja
Voz do Setorista: Manu Ribeiro mostra dicas de Carrascal em Buenos Aires
Léo Pereira, Ayrton Lucas, Pulgar, Pedro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Everton Cebolinha são os remanescentes que entraram em campo na ocasião, ainda sob o comando de Jorge Sampaoli. O goleiro Matheus Cunha e o zagueiro Cleiton também estavam no banco, e seguem no clube neste ano. Pablo era reserva em 2023 e, nesta temporada, está afastado e sequer foi aproveitado por Filipe Luís.
Para o confronto destaque quarta-feira, Filipe Luís só não poderá contar com os lesionados Cebolinha (quadril) e Pedro (antebraço direito). Os outros sete remanescentes viajaram para a Argentina na última segunda-feira.
Racing x Flamengo Libertadores Vidal — Foto: Luis ROBAYO / AFP
Em 2023, Léo Pereira, Ayrton Lucas, Pulgar e Pedro foram titulares, enquanto Arrascaeta, Bruno Henrique e Cebolinha foram acionados somente no segundo tempo. A maior parte do time que começou a última partida em Avellaneda deixou o clube ao longo dos últimos dois anos: Fabrício Bruno e Gabigol se transferiram para o Cruzeiro e Wesley foi vendido para a Roma. Thiago Maia foi negociado com o Internacional e Everton Ribeiro está no Bahia. O chileno Vidal e o goleiro Santos voltaram para os clubes em que foram revelados, Colo-Colo e Athletico-PR, respectivamente.
VEJA ONDE ESTÁ CADA JOGADOR DO ELENCO:
Titulares:
Santos – Athletico-PR
Wesley – Roma
Fabrício Bruno – Cruzeiro
Léo Pereira – Flamengo
Ayrton Lucas – Flamengo
Pulgar – Flamengo
Thiago Maia – Internacional
Everton Ribeiro – Bahia
Arturo Vidal – Colo-Colo
Gabigol – Cruzeiro
Pedro – Flamengo
Reservas:
Matheus Cunha – Flamengo
Pablo – Flamengo
Cleiton – Flamengo
Igor Jesus – Los Angeles FC
Arrascaeta – Flamengo
Victor Hugo – Santos
Matheus França – Vasco
Marinho – Fortaleza
André Luiz – Rio Ave
Matheus Gonçalves – Al-Ahli
Everton Cebolinha – Flamengo
Bruno Henrique – Flamengo
Gabigol comemora com Sampaoli o gol do Flamengo contra o Racing em 2023 — Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni
NOVOS PROTAGONISTAS
Se dois anos atrás a ‘geração 2019’ ainda sustentava a espinha dorsal da equipe, o jogo de quarta-feira simboliza um Flamengo repaginado e com nomes de história ainda recente no clube. Dois dos destaques da vitória no jogo de ida chegaram este ano: Jorginho e Carrascal. Também é o caso de Danilo, que pode começar a partida em Avellaneda caso Léo Ortiz não se recupere a tempo.
O protagonismo também está com Samuel Lino, que se tornou a contratação mais cara da história do clube ao ser adquirido por 22 milhões de euros (R$ 143 milhões) em julho deste ano. Ainda que com muitos holofotes pelo alto valor pago, Lino ainda não se firmou no time, e no jogo da ida começou no banco de reservas. Carrascal em ação no jogo de ida entre Flamengo e Racing — Foto: André Durão
Titular absoluto, o goleiro Rossi chegou ainda em 2023, mas no segundo semestre. Luiz Araújo, que começou jogando na partida do Maracanã, foi anunciado oficialmente pelo clube duas semanas após o empate de dois anos atrás.
Outra peça fundamental, Alex Sandro foi contratado em 2024, enquanto Varela já estava no plantel na última ida ao Cilindro, mas não viajou por se recuperar de uma cirurgia no quadril na época.




