A bossa revolucionária de João Gilberto continua inspirando gerações e dessa vez será celebrada em um festival especial em Juazeiro, terra natal do mítico cantor e violonista baiano.
João Gilberto, conhecido como um dos gigantes da música brasileira e o grande influenciador da bossa nova desde 1958, nasceu em Juazeiro (BA) no dia 10 de junho de 1931 e faleceu em 6 de julho de 2019. Sua genialidade e talento transcenderam fronteiras, conquistando reconhecimento mundial. No entanto, João sempre manteve uma ligação especial com sua cidade natal, onde passou parte significativa de sua vida.
Na terra que o viu crescer, João Gilberto aprendeu a tocar violão e desenvolveu o estilo único que revolucionaria a música brasileira. Sua batida inconfundível uniu o ritmo do samba à bossa nova, marcando para sempre a história da música nacional. Mesmo com sua fama internacional, Juazeiro permanecia presente em seu coração, um lugar que ele lembrava com carinho e saudade.
Para homenagear o legado de João Gilberto, a cidade de Juazeiro se prepara para sediar o festival A bossa!!! – Do João e do Velho Chico, idealizado pelo cantor e sanfoneiro Targino Gondim, atual secretário de cultura local. O evento está marcado para acontecer de 28 a 30 de novembro de 2025 e promete conectar poeticamente o artista com o Rio São Francisco, símbolo da região.
Durante os três dias de festival, o público poderá desfrutar de shows, bate-papos musicais, encontros culturais e atividades educativas em diversos espaços da cidade, como o Centro de Cultura João Gilberto e a Orla II de Juazeiro. Grandes nomes da música brasileira, como Lenine, Vanessa da Mata, Roberta Sá, Daniel Jobim, Roberto Menescal & Théo Bial e Mônica Sangalo, estão confirmados na programação.
Além disso, o festival também dará espaço para apresentações do Quinteto Sanfônico do Brasil e artistas locais, fortalecendo a cena musical da região. O evento contará ainda com mais uma edição do Festival Edésio Santos da Canção, que tem como objetivo promover a produção de música autoral local. A diversidade e a riqueza cultural da bossa nova estarão em destaque no festival A bossa!!! – Do João e do Velho Chico, oferecendo uma experiência única e enriquecedora para todos os participantes.




