Atlético-MG na Sul-Americana pode trazer Brasil de volta ao título da Libertadores

atletico-mg-na-sul-americana-pode-trazer-brasil-de-volta-ao-titulo-da-libertadores

Entenda como possível título do Atlético-MG na Sul-Americana pode fazer Brasil
voltar a ter nove times na Libertadores

A chance de o Atlético-MG conquistar a Copa Sul-Americana e garantir uma vaga na Libertadores 2026 está cada vez mais próxima. A última vez que o Brasil teve nove representantes na principal competição continental foi em 2022, depois de clubes brasileiros conquistarem as duas principais competições de clubes da Conmebol no ano anterior.

Em uma entrevista, Mansur, representante do Atlético-MG, afirmou que o time mineiro é favorito para a grande final da Sul-Americana. Se confirmada a vitória sobre o Lanús, o Brasil retomará a marca de nove representantes na Libertadores, um feito que até o momento só aconteceu uma vez na história.

Com a presença de Palmeiras e Flamengo na final da Libertadores, o Brasil já garante duas vagas diretas na competição, além do título da taça. Isso transforma o número de classificados brasileiros de G-6 para G-7, aumentando as chances do país ter nove times na Libertadores do próximo ano.

Desde 2017, o Brasil assegura sete vagas na Libertadores, sendo seis delas via Brasileirão. Os quatro primeiros colocados na tabela garantem vagas diretas, enquanto os outros dois disputam as fases preliminares. O campeão da Copa do Brasil também se classifica para a competição continental.

A conquista do Atlético-MG na Copa Sul-Americana seria fundamental para o Brasil alcançar novamente a marca de nove participantes na Libertadores. A final entre Atlético e Lanús está marcada para o dia 22 de novembro e, se confirmada a vitória do time brasileiro, o país terá um número recorde de representantes na competição sul-americana.

Em 2022, a última vez que o Brasil teve nove clubes na Libertadores, o Palmeiras venceu a competição e o Athletico-PR conquistou a Sul-Americana. O feito foi resultado do bom desempenho dos times nacionais em competições anteriores, abrindo espaço para mais clubes brasileiros participarem do torneio continental.

Com a possibilidade de mais uma final brasileira entre Palmeiras e Flamengo e a eventual vitória do Atlético-MG na Sul-Americana, o cenário para o futebol brasileiro em competições internacionais se mostra promissor. A conquista do Galo pode ser o ponto-chave para o país voltar a ter nove representantes na Libertadores, reforçando a força do futebol nacional no cenário sul-americano.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp