Unesp 2026: tudo o que você precisa saber antes e depois da 1ª fase do vestibular
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) promove, a partir das 14h deste domingo (2), a primeira fase do Vestibular 2026. A etapa conta com 65.218 mil inscritos – alta de 0,59% em relação ao exame do ano passado.
Os candidatos terão 5 horas para responder a 90 questões de múltipla escolha. Eles disputam 5.867 vagas em cursos oferecidos pela instituição, eleita a sexta melhor universidade da América Latina.
O DE terá uma cobertura especial da prova e, logo depois, faz uma transmissão ao vivo com a resolução comentada por professores do colégio Oficina do Estudante, além do gabarito oficial.
O exame é aplicado em 31 municípios do estado de São Paulo, além de Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Curitiba (PR).
O DE preparou guia sobre o tudo o que você precisa saber em relação ao vestibular:
Quais os dias e horários da prova? O que pode levar? O que não pode levar? Em quais cidades o vestibular é realizado? Quando deve sair o resultado da 1ª chamada? Como as questões são distribuídas na 1ª fase? Cursos mais concorridos. Cursos menos concorridos. Sistema de cotas. Há literatura obrigatória?
A primeira fase acontece neste domingo, enquanto a segunda está prevista para os dias 7 e 8 de dezembro. Em todas as datas, os portões serão abertos às 13h, com fechamento previsto para as 13h40.
Os itens permitidos para a realização da prova são uma caneta esferográfica com tinta preta, régua transparente e documento de identificação original.
A pausa para hidratação e alimentação também está prevista no edital. Os candidatos podem levar água, refrigerante ou suco, alimentos leves, doces e balas.
A divulgação dos classificados para a segunda fase está agendada para 28 de novembro. A consulta estará disponível no site da Vunesp.
A etapa é composta por 90 questões de múltipla escolha. As perguntas abordarão as áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.
A universidade mantém o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, que destina 50% das vagas de cada curso para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.




