PF traz lancha blindada para atuar em situações de alto risco na COP30 em Belém
Embarcação do Comando de Operações Táticas (COT) será usada em retomada de navios, abordagens de alto risco e escolta de autoridades com nível máximo de proteção.
Neste domingo (2) chegou à capital paraense uma lancha tática blindada da Polícia Federal, operada pelo Comando de Operações Táticas (COT), para reforçar o esquema de segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O equipamento será empregado em ações de alto e altíssimo risco durante o evento.
A presença da lancha faz parte do reforço preventivo em áreas portuárias e ribeirinhas de Belém. Operações poderão ocorrer de forma pontual durante deslocamentos oficiais e em pontos sensíveis do evento. A medida integra o plano mais amplo de segurança aérea, terrestre e fluvial montado para a conferência internacional.
PARA QUE SERVE A LANCHA
– Retomada de navios civis em caso de ameaça ou invasão.
– Abordagens de alto risco em áreas ribeirinhas e portuárias.
– Acompanhamento e escolta de autoridades classificadas com nível 5 de proteção (o mais alto).
ATUAÇÃO COM MERGULHADORES TÁTICOS
A embarcação também funciona como plataforma de infiltração para mergulhadores táticos do COT. Eles serão acionados em cenários críticos, como resposta a ameaças terroristas envolvendo embarcações que participem das atividades da conferência.




