Lula cobra ação global pela Amazônia antes da COP30

lula-cobra-acao-global-pela-amazonia-antes-da-cop30

Em uma visita à comunidade do Jamaraquá no oeste do Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou a importância da COP30 como um momento único para mostrar a Amazônia ao mundo. Ele destacou a necessidade de uma ação global que envolva investimentos econômicos, educacionais e sanitários para garantir a preservação. Lula ressaltou que não basta apenas solicitar a manutenção da floresta em pé, é essencial proporcionar sustentação econômica, educacional e de saúde às comunidades que cuidam da Amazônia.

A comunidade do Jamaraquá é composta por mais de mil famílias de extrativistas e ribeirinhos, localizada na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós. A visita de Lula antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), agendada para novembro no Brasil.

Antes desse encontro, o presidente também visitou a Aldeia Vista Alegre de Capixauã na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, onde ressaltou que a demarcação territorial de terras indígenas não é uma responsabilidade exclusiva do presidente da República. Lula comprometeu-se a atender demandas, como a necessidade de energia para 4.388 famílias naquela região, englobando uma população de mais de 13 mil indígenas.

Durante a visita, Lula se mostrou surpreso com a falta de energia na comunidade, prometendo ações do governo para resolver essa questão. Além disso, o presidente anunciou que o governo lançará a Universidade dos Povos Indígenas até 17 de novembro, em Brasília. No entanto, ele não entrou em detalhes sobre o projeto, mantendo o suspense sobre essa iniciativa.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp