Senai-SP abre mais de 3.100 vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação profissional

senai-sp-abre-mais-de-3.100-vagas-gratuitas-em-cursos-tecnicos-e-de-qualificacao-profissional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) abriu mais de 3.100 vagas gratuitas para cursos de formação profissional e nível técnico em 53 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo. As oportunidades fazem parte dos programas de Aprendizagem Industrial (qualificação profissional) e Cursos Técnicos, que preparam jovens e adultos para atuar em diferentes áreas da indústria.

As inscrições para os cursos de qualificação profissional podem ser feitas até 6 de novembro, enquanto os cursos técnicos recebem inscrições até 10 de novembro. As aulas têm início previsto para o primeiro semestre de 2026. As vagas estão distribuídas por escolas do SENAI em cidades como Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, Osasco, Guarulhos, Santos, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo e outras. Na capital paulista, há unidades nos bairros Aclimação, Barra Funda, Brás, Ipiranga, Mooca, Santo Amaro, Tatuapé, Vila Alpina, Vila Leopoldina e Vila Mariana.

Os Cursos de Qualificação Profissional são voltados a jovens de 14 a 24 anos que já concluíram o Ensino Fundamental e desejam ingressar no mercado de trabalho. As formações são mais práticas e duram entre 800 e 1.600 horas, com foco em ocupações industriais específicas. Já os Cursos Técnicos têm duração de até dois anos e oferecem uma formação mais aprofundada, equilibrando teoria e prática. Eles são voltados para estudantes que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio — sem limite máximo de idade.

De acordo com o Painel de Egressos do SENAI-SP (2023–2025), 88,6% dos ex-alunos de cursos técnicos estão empregados, enquanto 82,6% dos que cursaram aprendizagem industrial já atuam profissionalmente. Os dados também apontam um aumento médio de 31,6% na renda dos egressos dos cursos técnicos. Entre as opções de cursos técnicos disponíveis estão Eletroeletrônica, Metalmecânica, Alimentos, Química, Gráfica, Manufatura Digital e Jogos Digitais. Já nas formações de aprendizagem industrial, as áreas incluem Eletroeletrônica, Metalmecânica, Têxtil, Química e Gráfica, entre outras.

Os dois processos seletivos são realizados por meio de prova digital com 60 questões de múltipla escolha, aplicada na unidade em que o candidato se inscreveu. Se você deseja se qualificar profissionalmente sem custos e com foco na empregabilidade, aproveite essa oportunidade oferecida pelo Senai-SP. Garanta sua vaga em um dos cursos gratuitos disponíveis e invista no seu futuro profissional.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp