Modificações no abastecimento de água em 4 cidades do Agreste de PE após baixo volume da Barragem de Jucazinho: saiba mais

modificacoes-no-abastecimento-de-agua-em-4-cidades-do-agreste-de-pe-apos-baixo-volume-da-barragem-de-jucazinho3A-saiba-mais

Quatro cidades do Agreste terão modificações no abastecimento após redução no volume da Barragem de Jucazinho; confira municípios afetados

De acordo com a companhia, a medida inclui a redução da vazão de exploração da barragem de 400 para 250 litros por segundo.

Barragem de Jucazinho opera com 1,47% de capacidade — Foto: Hans Von Manteuffel

Quatro municípios do Agreste de Pernambuco terão mudanças no calendário de abastecimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a partir da terça-feira (4). O motivo para mudança é por conta do baixo nível da Barragem de Jucazinho, em Surubim, que opera atualmente com 1,47% de sua capacidade.

De acordo com a Compesa, a medida inclui a redução da vazão de exploração da barragem de 400 para 250 litros por segundo, ação considerada essencial para preservar o volume remanescente e garantir a continuidade do fornecimento até a conclusão das obras estruturantes em andamento.

Com o ajuste operacional, os municípios afetados serão Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Bezerros. O novo calendário funcionará da seguinte forma:

– Passira: o novo ciclo será com oito dias com água e 15 dias sem;
– Cumaru: sete dias com água e 15 dias sem;
– Riacho das Almas: cinco dias com água e 25 sem;
– Bezerros: 5 dias com água e 25 sem.

De acordo com o presidente da Companhia, Douglas Nóbrega, as medidas são necessárias para que o sistema continue operando:

“As mudanças no esquema de distribuição são medidas necessárias para preservar o volume remanescente da barragem e assegurar que o sistema continue operando até a conclusão das obras estruturantes que vão reforçar o abastecimento da região”, destacou o presidente.

AÇÕES EM CURSO

Segundo a companhia, as obras estruturantes estão em fase adiantada para o retorno da regularidade do abastecimento nas cidades hoje afetadas pela ausência de chuvas em Jucazinho.

Passira, Cumaru e Riacho das Almas serão beneficiadas com a inversão da Adutora de Jucazinho via ETA Salgado, cujos testes estão previstos ainda para este ano, permitindo que, a partir de início de 2026, o regime atual de abastecimento seja retomado.

Já Bezerros será beneficiada com a Adutora do Agreste, que está com mais de 90% de avanço físico e entra em testes a partir deste mês de novembro, e a Adutora de Serro Azul, que está 100% concluída e os testes estão em fase final de realização. As iniciativas permitirão o restabelecimento do abastecimento diário no município.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp