Grupo México demonstra interesse em competir na privatização do Belgrano Cargas e San Martín

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A divisão de transporte do Grupo México expressou seu interesse em competir nas licitações para a privatização do ferrocarril Belgrano Cargas e da Línea San Martín para funcionários do governo argentino. O concurso público internacional está previsto para ocorrer entre o final de novembro e o início de dezembro, dividido em três fases. O Grupo México Transportes está disposto a investir mais de USD 3 bilhões para aproveitar o potencial dos setores de mineração, energia e agro argentinos.

Com mais de 27 anos de experiência no transporte de carga, o Grupo México opera o sistema ferroviário mais extenso do México e está expandindo para os Estados Unidos. O grupo conta com Germán Larrea Mota Velasco como proprietário, um dos empresários mais influentes do México. A entrada do Grupo México na privatização representaria a chegada de um operador ferroviário privado experiente ao país.

O interesse do Grupo México na privatização também chamou a atenção de empresas nacionais. Grandes cerealistas argentinas como Bunge, Louis Dreyfus Company, Cargill, ACA e Aceitera General Deheza estão se preparando para apresentar uma proposta conjunta para a licitação do Belgrano Cargas. A importância de um sistema ferroviário eficiente para impulsionar a produção foi destacada pela Bolsa de Comercio de Rosario, especialmente em regiões distantes dos portos.

A desintegração vertical da empresa Belgrano Cargas y Logística está em andamento, separando as funções e ativos de cada área de negócio. Empresas do setor minerador, como a Río Tinto, também demonstraram interesse no processo de privatização. Com 7.600 quilômetros de vías em 17 províncias, a BCYL passará por concessões privadas, mantendo os trilhos e terrenos sob posse do Estado Nacional.

As licitações envolverão a infraestrutura de vías e a concesão de talleres, enquanto o material rodante será vendido por meio de leilões públicos. O processo será aberto para atores nacionais e internacionais, com o objetivo de fortalecer o setor ferroviário argentino e impulsionar o desenvolvimento econômico do país.

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