O Campeonato Mineiro de 2026 terá uma novidade em sua final, que será disputada em um jogo único. A definição foi feita durante o conselho técnico no Mineirão, que contou com a presença de representantes da Federação Mineira de Futebol e dos times participantes. A competição terá início no dia 10 de janeiro e está marcada para terminar em março. A abertura oficial será no dia 11 de janeiro, com mais informações a serem divulgadas em breve.
Nesta edição, o Mineiro 2026 contará com a participação de 12 clubes: América-MG (BH), Athletic (São João del-Rei), Atlético-MG (BH), Betim (Betim), Cruzeiro (BH), Democrata (Governador Valadares), Itabirito (Itabirito), North (Montes Claros), Pouso Alegre (Pouso Alegre), Tombense (Tombos), Uberlândia (Uberlândia) e URT (Patos de Minas). North e URT foram promovidos do Módulo II para esta temporada.
Os times foram divididos em três grupos: Grupo A, com Atlético, Uberlândia, Democrata e URT; Grupo B, com América, Tombense, Betim e Pouso Alegre; e Grupo C, formado por Cruzeiro, Athletic, Itabirito e North. Para a temporada de 2026, todos os jogos terão VAR, com análises dos lances divulgadas nas plataformas oficiais da FMF.
Além disso, o campeonato contará com um sistema de bolas múltiplas, sendo 13 ao todo, com 12 ao redor do campo e uma em jogo. Este modelo foi adaptado devido ao novo calendário da CBF, que reduziu o número de datas dos campeonatos estaduais. O Atlético-MG entra na competição como campeão em busca do heptacampeonato, algo inédito na era do profissionalismo.
O Mineirão, que já tem 60 anos, agora tem um mascote oficial chamado Giga, uma capivara que representa a fauna da região da Pampulha. Giga fará parte da identidade visual do estádio e estará presente em eventos esportivos, culturais e sociais. Com todas essas novidades, o Campeonato Mineiro de 2026 promete muita emoção e grandes jogos para os torcedores e amantes do futebol.




