Eleição do Fluminense 2026: data marcada para 29 de novembro

eleicao-do-fluminense-20263A-data-marcada-para-29-de-novembro

A eleição do Fluminense está marcada: será no dia 29 de novembro. Na noite desta quarta-feira, o clube confirmou que essa será a data para definir o novo presidente do clube para o próximo triênio (2026 – 2028). De acordo com o Estatuto do Fluminense, toda eleição deve acontecer impreterivelmente na segunda quinzena de novembro e, como de praxe, é sempre em um sábado. Com isso, havia duas opções de datas: dias 22 e 29. Os pré-candidatos são Ademar Arrais, Celso Barros, Luis Monteagudo e Mattheus Montenegro. A tendência, no entanto, é que nem todos eles consigam entrar na disputa.

Para formar uma chapa e se tornar candidato à presidência do Fluminense, é preciso ter 200 assinaturas de sócios contribuintes ou proprietários do clube. Ademar e Mattheus são dois candidatos que afirmam já possuir o número suficiente para oficializar a candidatura. A chapa de Celso Barros sofreu a baixa de Rafael Rolim, pré-candidato a vice, que deixou o grupo nesta sexta por “divergências na condução do futebol”. O período de inscrição das chapas vai do dia 1º até o dia 15 de novembro, segundo o previsto no estatuto do clube.

O Fluminense é um dos poucos clubes do futebol brasileiro em que os sócios-torcedores podem votar para decidir o novo presidente. Atualmente, o clube tem 37.830 membros no programa, mas somente os que estão adimplentes há dois anos ininterruptos estão aptos a participar. Além deles, os proprietários e contribuintes que estejam adimplentes há um ano também participam do processo. O presidente eleito em novembro ficará no comando do clube pelo triênio que começa em janeiro de 2026 e termina em dezembro de 2028.

O processo de criação e venda de uma SAF para administrar o futebol vem sendo conduzido pela atual gestão, do presidente Mário Bittencourt, e tem uma proposta que está em fase de diligência. Os conselheiros analisam a oferta, que será levada à votação após a eleição presidencial. São os conselheiros, sócios e torcedores que vão decidir por vender ou não o controle do futebol do clube. Se você quer saber mais sobre a eleição do Fluminense, acesse o site do clube para ficar por dentro de todas as informações.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp