Descubra os segredos do batom matte

Depois de um longo reinado dos lábios iluminados graças ao efeito de batons cremosos e muito gloss, a presença do batom matte – aquele com pouquíssimo brilho – vem se firmando como uma alternativa de maquiagem clássica e que ultrapassa os limites de modismos.

Sensação nos anos 40, o batom matte viveu seu auge quando a estética retrô do pouco brilho ditava os padrões de beleza da época. “Hoje, a beleza está mais flexível e quando a boca é apagada por conta de um batom matte, criamos um leve contraste com ponto de luz nos olhos”, explica o maquiador Vito Mariella, sócio do Liceu de Maquiagem, de São Paulo.

Embora seja constantemente visto nos lábios de celebridades como Anne Hathaway, Drew Barrymore e Emma Stone, muitas mulheres acham difícil usar o batom matte por causa de sua textura seca. Para facilitar seu manuseio, o maquiador Porfírio Passos, do Studio W, de São Paulo, ensina uma regra de ouro: hidratação. “A boca não pode estar seca nem com peles soltas porque vai dificultar a aplicação do produto, já que ele não desliza facilmente nos lábios”, diz. Se a opção for pela versão escura do batom matte, Passos indica a hidratação mais intensa. “Use um hidratante labial com regularidade e, inclusive, à noite, antes de dormir”, fala.

Outra sugestão do maquiador é a esfoliação labial. “Uma receita simples e caseira é misturar açúcar no hidratante e passar nos lábios. O processo tira todas as peles secas”, garante.

Com lábios menos danificados, o passo seguinte é a aplicação do produto. Vito Mariella explica que o corretivo deve estar sempre à mão para apagar possíveis erros, principalmente no contorno dos lábios, e ele ensina um truque. “Antes de aplicar o batom, passe o corretivo em toda a extensão da boca porque ele vai ajudar na fixação do produto.”

Na hora de aplicar, o pincel chanfrado modera a quantidade de batom usado nos lábios e, segundo, Mariella, o movimento deve ser das extremidades para o centro da boca. “Assim, é mais difícil errar”. E, a última dica do maquiador: “Nas regiões mais úmidas dos lábios, como nos cantinhos ou na parte interna, seque com um lenço de papel antes aplicar o batom”, finaliza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp