Na tarde desta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, durante a Cúpula de Líderes da COP30 em Belém. O encontro focou no enfrentamento da mudança climática, com Lula destacando seu compromisso em combater o desmatamento e proteger as florestas, além de apresentar o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
Além das questões climáticas, os líderes discutiram os avanços na cooperação bilateral desde a visita de Lula a Paris, com ênfase em defesa, ciência e tecnologia. Também foi acordado o fortalecimento da colaboração policial na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa para combater crimes transnacionais, como narcotráfico, corte ilegal de madeira e garimpo.
“Convidei a França a designar um adido policial para participar das atividades de inteligência do Centro de Cooperação Policial Internacional de Manaus”, contou Lula.
O presidente brasileiro ainda expressou sua expectativa de assinar o Acordo MERCOSUL-União Europeia ainda em 2025, durante a presidência brasileira do bloco.




