Ciclone extratropical e frente fria causarão temporal no Paraná, alerta Simepar

ciclone-extratropical-e-frente-fria-causarao-temporal-no-parana2C-alerta-simepar

Ciclone extratropical e frente fria devem causar temporal e queda de temperatura no Paraná, diz Simepar

Inmet emitiu alerta laranja para todo estado, que significa perigo de tempestade. Mudança de tempo também pode ser acompanhada de rajadas de vento e granizo.

Ciclone extratropical deve causar temporal no Paraná, diz Simepar [https://s02.video.glbimg.com/x240/14078861.jpg]

Ciclone extratropical deve causar temporal no Paraná, diz Simepar

Um ciclone extratropical e uma frente fria estão em formação e devem atingir todo Paraná entre sexta-feira (7) e sábado (8), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). Os sistemas meteorológicos, conforme a previsão, devem causar temporal e queda de temperatura. Assista ao vídeo acima com a previsão.

Os ciclones são formados por sistemas de baixa pressão. Eles “puxam” o ar quente e úmido da superfície e o empurram para cima, formando nuvens de chuva. Ciclones extratropicais surgem do contraste de temperatura entre massas de ar quente e fria. Neste caso em específico, vem do Paraguai.

Entre a tarde e a noite desta sexta-feira, estão previstos temporais para o estado, com grandes volumes de chuva em pouco tempo. As primeira regiões atingidas serão oeste e sudoeste.

“Mas gradativamente, ou melhor, rapidamente, esse sistema frontal evolui durante a sexta-feira e até a noite chega também ao leste e norte paranaense”, explicou o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Não está descartada a possibilidade de rajadas de vento e granizo.

1 de 1 Chuva forte chegará primeiro ao oeste do Paraná. — Foto: de PR

Chuva forte chegará primeiro ao oeste do Paraná. — Foto: de PR

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o Paraná de perigo para formação de tempestades, até o final da tarde de sábado. O aviso destaca que os ventos podem chegar a 100 km/h, com possibilidade de queda de árvores e de alagamentos.

Também há um alerta vermelho para o litoral do estado pela intensificação dos ventos costeiros. As cidades sob este alerta são Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná.

QUEDA DE TEMPERATURA

O dia com a maior queda de temperatura é o domingo (9), quando a massa de ar seco e frio deve avançar pelo estado, conforme do Simepar. Principalmente na região sul, o amanhecer deve ser com aproximadamente 10ºC.

Pato Branco, Francisco Beltrão e Curitiba devem registrar mínima de 12ºC. Londrina, Paranavaí, Guaíra e Campo Mourão, de 15ºC.

Clique aqui para conferir a previsão do tempo de todas as cidades.

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE PARANÁ

Leia mais notícias da região em de Norte e Noroeste.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp