Aposentado de 77 anos fará Enem pela 1ª vez para cursar Psicologia: Envelhecer com saúde mental no Paraná

aposentado-de-77-anos-fara-enem-pela-1a-vez-para-cursar-psicologia3A-envelhecer-com-saude-mental-no-parana

Aos 77 anos, aposentado fará Enem pela 1ª vez com sonho de cursar Psicologia, no Paraná: ‘Envelhecer com saúde mental’

Elifas Levi Rodrigues é um dos 17.192 mil brasileiros com mais de 60 anos inscritos no Enem 2025. O crescimento no número de candidatos dessa faixa etária é de 72% em relação ao ano anterior.

Paranaense fará Enem pela primeira vez com sonho de cursar Psicologia.

Após ficar mais de 46 anos afastado da sala de aula, Elifas Levi Rodrigues, de 77 anos, decidiu retomar os estudos. Em 2025, ele concluiu o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e agora se prepara para realizar, pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de cursar Psicologia.

“Com a psicologia eu posso ajudar muita gente. E aí eu me torno uma pessoa que eu vou envelhecer com saúde mental e trabalho…. Não vou ficar uma pessoa ociosa”, afirma Elifas.

Neste domingo (9), Elifas será um dos 17.192 mil brasileiros com mais de 60 anos inscritos no Enem. O número representa um aumento significativo em relação à edição anterior, que contou com 9.950 participantes nessa faixa etária.

Elifas, morador de Curitiba desde 1979, explica que precisou interromper os estudos na 8ª série por questões familiares. O longo período de afastamento da sala de aula, entretanto, não diminuiu em nada o potencial e força de vontade de Elifas, que ao concluir o EJA, foi reconhecido como aluno destaque. Atualmente, ele é aposentado, mas trabalha como taxista para complementar a renda.

O gosto pela leitura, cultivado em sala de aula quando era jovem, nunca abandonou Elifas, que revela que seu interesse pela Psicologia também vem de longa data.

“Muita coisa dá para estudar no táxi. Tenho um acervo grande de audiobooks no celular, que ouço enquanto trabalho […] Vou chegar lá [na prova] para mostrar o que eu sei e o que conheço”, diz Elifas, confiante para a prova.

Segundo o especialista em educação Renato Casagrande, o formato da prova mudou ao longo dos anos, o que pode beneficiar os candidatos mais velhos. “Hoje o Enem está mais adaptado a diferentes perfis de alunos. Não é mais uma prova de ‘decoreba’, e sim muito mais voltada à interpretação de textos e conteúdos contextualizados, o que facilita para alunos mais velhos também”, explica o especialista.

Elifas reforça a importância que o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Francisco Macedo teve no processo de retomada dos estudos. A modalidade permite que pessoas que pararam de estudar concluam, em menos tempo, o ensino fundamental ou o ensino médio.

“A escola recebe a gente muito bem. Um pessoal, uma equipe muito bem preparada, sabe? E os professores fantásticos. Tem um professor que hoje é meu amigo. É muito interessante, né? Porque o EJA muda a vida de muitas pessoas”, destaca Elifas.

A trajetória de Elifas é marcada também pelo apoio da família. “Minha esposa, filhos e netas me apoiam muito. As netas são as mais entusiasmadas com essa jornada […] É uma experiência fantástica. Não existe dificuldade. É só interagir, e que as pessoas venham para a escola e não desistam… Porque é tudo um início. Iniciou, o restante vai acontecer normalmente, sabe?”, ressalta Elifas.

De acordo com o Ministério da Educação, 4.811.338 milhões de pessoas se inscreveram nesta edição do Enem. Dentre elas, 17.192 têm mais de 60 anos. Esse número é um dos maiores desde 2015, representando um crescimento em relação aos anos anteriores.

A prova do Enem será dividida em dois domingos, com a realização de questões de diferentes áreas. Os candidatos mais velhos poderão se beneficiar do novo formato da prova, que agora foca mais na interpretação de textos e conteúdos contextualizados.

Em meio ao aumento de idosos se inscrevendo no Enem e buscando o ensino superior, histórias inspiradoras como a de Elifas mostram que nunca é tarde para correr atrás dos seus sonhos e da sua realização pessoal. Este é um exemplo de determinação e superação que motiva outros a não desistirem de buscar conhecimento e crescimento ao longo da vida.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp