Seis vítimas fatais em tornado no Paraná: Confira os nomes e detalhes da tragédia

seis-vitimas-fatais-em-tornado-no-parana3A-confira-os-nomes-e-detalhes-da-tragedia

Saiba quem são as seis vítimas que morreram durante tornado no Paraná

Uma pessoa estava em Guarapuava e as outras cinco em Rio Bonito do Iguaçu, onde ventos chegaram a 250 km/h, segundo Simepar. Pelo menos outras 750 pessoas ficaram feridas durante as tempestades.

Julia Kwapis, Jurandir Nogueira Ferreira e Adriane Maria de Moura morreram durante a tempestade — Foto: Cedidas pela família

O Governo do Paraná confirmou, no início da tarde deste sábado (8), os nomes de cinco das seis vítimas que morreram durante a passagem do tornado classificado como EF3 pelo Paraná, na sexta-feira (7). Veja abaixo:

* Jose Neri Geremias, de 53 anos, de Guarapuava;
* Adriane Maria de Moura, 47 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
* Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
* Claudino Paulino Risse, 57 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
* Jose Gieteski, de 83 anos, de Rio Bonito do Iguaçu.

O DE apurou que a sexta vítima é a adolescente Julia Kwapis, de 14 anos. Ela estava na casa de uma amiga em Rio Bonito do Iguaçu, quando foi arrastada pelas rajadas de vento, segundo a família.

De acordo com o Governo do Estado, pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e passaram por atendimento médico até o início da tarde deste sábado.

“O atendimento inicial das vítimas está sendo feito em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Os pacientes que precisam de transferências são encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava”, diz a nota.

O Governo também afirmou que ainda há uma vítima nos escombros. O nome dela não foi revelado. A operação de resgate conta com apoio de equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), inclusive com uso de cães.

O número de desabrigados e desalojados ainda está sendo levantado.

“Do Corpo de Bombeiros, as equipes ainda estão em operações de busca e auxiliando na coordenação das equipes de resposta para o restabelecimento da água e luz, além da coordenação de distribuição de alimentos e água”, informou.

União: Saiba como ajudar Rio Bonito do Iguaçu

Tornado: mais de 750 moradores de Rio Bonito do Iguaçu foram atendidos em hospitais de cidades vizinhas

TORNADO E TEMPORAL DESTRUIU CIDADE

Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções.

Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba. As autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda.

Às 19h de sexta-feira, mais de 3 mil imóveis da cidade ficaram sem luz. A distribuição de água também foi afetada.

O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que o número de vítimas pode aumentar. Segundo ele, equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para apoiar os trabalhos.

Destruição no Paraná foi causada por tempestade chamada ‘supercélula’; entenda

LEIA TAMBÉM:

* Destruição em Rio Bonito do Iguaçu foi causada por tempestade classificada como ‘supercélula’, diz governo
* Vídeos mostram destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
* Governo federal planeja enviar ajuda humanitária para Paraná após destruição por tornado

EQUIPES MOBILIZADAS

O governador Ratinho Junior informou em nota que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as cidades atingidas pelas tempestades. Ele embarcou para um voo para a cidade às 6h, deste sábado.

O governo federal também está acompanhando os trabalhos de resgate.

RAJADAS DE VENTO E CHUVA

Rajadas de vento mais fortes:

Segundo o governo do Paraná, fortes rajadas de vento e chuvas fortes foram registradas em algumas cidades do estado, causando estragos. Até as 19h, cerca de 60 mil imóveis estavam sem energia, segundo a Copel. As áreas mais afetadas foram as regiões Oeste e Sudoeste.

Volume de chuva acima de 40 mm:

* Candói
* Guarapuava
* Pinhão
* Campo Mourão
* São Jorge D’Oeste
* Capanema
* Dois Vizinhos
* Boa Esperança do Iguaçu
* Coronel Domingos Soares

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp