De fachadas de lojas a réplicas de Fórmula 1: como desafio de amigo fez paranaense virar especialista em carros de corrida realísticos
Há 10 anos, Marinho José de Andrade fabrica réplicas de carros de Fórmula 1 e Stock Car, em Marialva, no norte do Paraná. Em criação recente, ele ousou e conseguiu fazer sozinho um modelo motorizado.
Desafio de amigo faz paranaense virar especialista em carros de corrida realísticos
Há 10 anos, Marinho José de Andrade foi desafiado enquanto criava fachadas de lojas em Marialva, no norte do Paraná. Na época, ele trabalhava com comunicação visual e um amigo pediu que ele fizesse uma mini réplica de um carro de Fórmula 1 para colocar na parede de uma loja.
Ao aceitar a provocação, ele não imaginava que, a partir disso, construiria uma jornada para se tornar um especialista na fabricação de réplicas de carros corrida realísticos.
Recentemente, ele produziu um carro de Fórmula 1 motorizado, que foi visto pelas ruas de Maringá. Mesmo sem ter experiência nenhuma em engenharia mecânica, ele construiu o carro do zero em 250 dias e a meta agora é fabricar carros ainda mais potentes.
A paixão por automobilismo esteve presente na vida de Marinho desde a infância. Em 1988, ele começou a acompanhar a jornada de Airton Senna e chegou a construir um carrinho de rolimã inspirado na McLaren MP4/4 usada pelo ídolo.
Marinho cresceu e o sonho de criança foi sendo deixado de lado até que, o desafio feito pelo amigo, trouxe a paixão à tona novamente.
Ainda de forma caseira e sem saber muitas técnicas sobre o ofício, Marinho se aventurou em fazer o primeiro carro em miniatura. Como o resultado foi um sucesso, ele teve a ideia de divulgar o trabalho em alguns sites. Em pouco tempo, o primeiro pedido para uma réplica em tamanho real chegou.
Atualmente, Marinho trabalha com peças sob encomendas e tudo é feito de forma manual. Os modelos variam entre peças inspiradas na Fórmula 1 e na Stock Car. O principal material usado na produção dos carros é o tipo de plástico chamado Policloreto de Vinila (PVC). O tempo de fabricação entre os modelos em tamanho real, médios e pequenos varia entre 120 e 90 dias, segundo Marinho. Ao longo dos 10 anos como designer, ele fabricou 36 réplicas.
Recentemente, Marinho chamou a atenção por ter fabricado a réplica motorizada que foi vista pelas ruas de Maringá. Foram 250 dias para produzir o carro que custou cerca de R$ 300 mil. Para circular, o automóvel precisa seguir regras específicas. A princípio, o pedido do cliente era para que o carro fosse estático, mas durante a elaboração do projeto foi decidido que a réplica deveria ser motorizada.
Mesmo sem nenhuma experiência em engenharia mecânica, Marinho construiu o carro sozinho. Ele contou com um torneiro mecânico que foi responsável por fabricar algumas peças para a réplica, que não existiam à pronta-entrega.
Marinho conta que adaptou um motor de uma moto Honda Hornet 600 cilindradas para que o barulho do acelerador se assemelhasse ao de um carro de corrida. O resultado deu tão certo que Marinho vem recebendo mais pedidos de projetos similares. A meta agora é investir na produção de mais réplicas motorizadas e de alta performance.




