Candidata de 72 anos fará Enem em SC para cuidar da mente e realizar sonho: ‘Não tem coisa melhor’

candidata-de-72-anos-fara-enem-em-sc-para-cuidar-da-mente-e-realizar-sonho3A-nao-tem-coisa-melhor

Aos 72 anos, candidata quer voltar a estudar e fará Enem em SC para cuidar da mente: ‘Não tem coisa melhor’

Geci dos Santos, de 72 anos, é uma dos mais de 110 mil candidatos em Santa Catarina que devem fazer a prova neste domingo. No Brasil, são mais de 4,8 milhões de inscritos.

Aos 72 anos, candidata quer voltar a estudar e fará Enem em SC para cuidar da mente: ‘Não tem coisa melhor’ — Foto: Cristiano Gomes/NSC TV

Aos 72 anos, Geci dos Santos decidiu ser hora de retomar um sonho antigo e agora busca cursar Sociologia. Neste domingo (9), ela é uma das candidatas que enfrentam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Instituto Estadual de Educação (IEE) em Florianópolis.

Ansiosa, ela também afirmou que o estudo é uma forma de atenção e cuidado com a saúde mental:

> “Saúde mental. Na minha idade, não tem coisa melhor do que procurar algo que te dignifique, que te aumente a expectativa de vida, que te dê meio de você conseguir atingir algum objetivo. Como na época eu não tive condições de fazer o que eu queria, agora é o momento”, disse.

Geci é uma dos mais de 110 mil candidatos em Santa Catarina que devem fazer a prova. No Brasil, são mais de 4,8 milhões de inscritos, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste domingo, os inscritos responderão questões de linguagens, ciências humanas e farão uma redação. No próximo fim de semana, será a vez das questões de exatas.

Victoria Colmenares com o pai Antônio Colmenares antes de entrar para fazer a prova do Enem — Foto: Cristiano Gomes/NSC TV

Assim como Geci, a jovem Victoria Colmenares também tenta uma vaga na universidade. Moradora de Florianópolis há 2 anos, veio da Venezuela e estava acompanhada do pai, Antônio Colmenares, nos instantes finais do início da prova. Ela deseja cursar Medicina.

> “Vou fazer o Enem este ano, mas se não conseguir, faço de novo, porque a esperança é a última que se perde”, afirmou.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp