Enem 2025: Candidatos em Ribeirão Preto, SP, revelam ansiedade para prova e arriscam tema da redação
Cerca de 17.239 estudantes em Ribeirão Preto (SP) prestam o Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo (9). Portões fecharam às 13h, sem registro de inscritos atrasados na Unaerp.
Enem 2025 começa neste domingo para 4,8 milhões de inscritos
Cerca de 17.239 estudantes em Ribeirão Preto (SP) prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9).
Uma hora antes da abertura dos portões na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), um dos locais de prova, candidatos já se movimentavam e aguardavam com ansiedade.
O fechamento dos portões aconteceu, pontualmente, às 13h e nenhum atraso foi registrado. A prova neste primeiro dia segue até às 19h.
Enquanto aguardava a abertura dos portões, por volta das 11h, um grupo se reuniu em frente à Unaerp para cantar e transmitir mensagens positivas aos vestibulandos que chegavam.
A iniciativa, de acordo com Isac de Oliveira Cristina, era levar tranquilidade diante das ansiedades típicas do dia de prova.
“O nosso intuito é abordar as pessoas que estiverem passando e oferecer uma oração, uma bênção sobre a vida de cada uma. Que elas entrem tranquilas, façam a prova em paz, levando a paz de Jesus dentro de si”.
Participando pela primeira vez do Enem, a estudante Bianca Gabriele, de 15 anos, sabe bem qual é o seu maior temor: zerar a prova de exatas, que acontece no dia 16 de novembro.
Sonhando em cursar medicina, ela encara o exame com uma preparação.
“Apesar dessa ansiedade em não zerar, é mais uma questão preparatória mesmo. Mas estou bem nervosa e com medo”.
Acompanhado pela irmã e pela amiga Roberta Cristina da Luz Linhares, o estudante Darwie Braga dos Santos, de 19 anos, se prepara para fazer o Enem pela segunda vez, em busca de uma vaga no curso de enfermagem. Ansioso, ele admite que o tema da redação é sempre um mistério.
“O tema da redação é sempre uma polêmica. Não consigo imaginar o que pode cair neste ano”.
Já a irmã, Nicole Braga dos Santos, de 16 anos, arrisca um palpite: a COP30.
“Acredito que possa ser sobre a COP. Se for, acho bem legal, porque dá pra usar bastante repertório”, diz
Prestando o Enem pela primeira vez, a estudante Gleiciane Silva Souza, de 17 anos, admite estar ansiosa pela redação e arrisca um palpite para o tema: educação.
“Acredito que será sobre educação, que é o que mais cai. Algo envolvendo inteligência artificial, que está muito em alta”.
Em um grupo de amigas que aguardava a abertura dos portões, o palpite para o tema da redação era quase unânime: tecnologia e inteligência artificial.
“O primeiro dia de prova é sempre mais cansativo por causa da redação, já o segundo é mais voltado para o conteúdo mesmo. Meu palpite é que este ano a prova aborde bastante a tecnologia”, comenta Maria Sofia de Andrade.
Isabela Pagaço, de 18 anos, disse que estava com medo de a ansiedade atrapalhar, mas estava confiante.
“Estou com o coração muito aberto e esperando oportunidades maravilhosas. Meu principal medo é a ansiedade, mas eu acredito estar muito preparada, inclusive mentalmente, e espero um ótimo resultado”.
A amiga, Monique Nogueira, também de 18 anos, falou sobre a expectativa do primeiro dia e a tensão em não saber o que escrever na hora da redação.
“Estou empolgada e ansiosa e acho que vai dar tudo certo na medida do possível. Acho que o principal medo é a ansiedade e o tema da redação, não conhecer o repertório ou algo do tipo, mas a gente vai fazer o possível pra dar tudo certo”.
Maria Clara Silveira, de 18 anos, quer cursar fisioterapia e disse que estava com uma expectativa boa para o primeiro dia de prova.
“Estou com uma expectativa boa de ir bem e estou ansiosa, principalmente para a redação, porque é o principal. Acho que vai ser de meio ambiente ou evasão escolar, mas o medo é de não saber nenhum repertório pro tema”.
DE mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca




