Enem 2025 em Fernando de Noronha: Candidatos realizam provas na Escola Arquipélago

enem-2025-em-fernando-de-noronha3A-candidatos-realizam-provas-na-escola-arquipelago

Enem 2025: 63 candidatos fazem provas em Fernando de Noronha

Provas do exame são aplicadas na Escola Arquipélago. A ilha tem fuso horário uma hora à frente de Brasília. Por isso, os portões abriram às 13h e fecharam às 14h, no horário local.

Em Fernando de Noronha o portão fechou às 14h para a prova do Enem

Em Fernando de Noronha o portão fechou às 14h para a prova do Enem

Em Fernando de Noronha, 63 candidatos fazem neste domingo (9) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas na Escola Arquipélago. Como a ilha tem fuso horário uma hora à frente de Brasília, os portões abriram às 13h e fecharam às 14h, no horário local (veja vídeo acima).

Os participantes receberam lanche e água ao chegar no colégio. Eles têm até 20h (horário local) para concluir a prova. O exame conta com 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação.

Dos inscritos, 37 estudam em Noronha e 17 concluíram o ensino médio neste ano. A gestora da Escola Arquipélago, Micheline Pina da Silva, disse que a expectativa é de bons resultados.

“Acreditamos que, dos 17 concluintes, dez devem ser aprovados. A expectativa é boa. Tivemos muitos aulões ao longo do ano e estamos otimistas com o resultado”, afirmou Micheline.

O DE vai divulgar, a partir das 18h30 (19h30 em Noronha), o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2025.

COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui

O DE DE vai divulgar, a partir das 18h30 (19h30 em Noronha), o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2025.

CANDIDATOS

1 de 3 Candidatos fazem Enem em Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Candidatos fazem Enem em Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

A candidata Thais Andrade tenta uma vaga no curso de artes visuais. Ela concluiu o ensino médio há dois anos, mas só agora, em 2025, se sentiu preparada para fazer o Enem.

“Essa é a minha primeira tentativa. Fiquei nervosa porque tenho ansiedade, mas finalmente tomei coragem. Acho que me formei muito jovem, com 17 anos. Agora, com 20, estou pronta até para mudar para o continente”, contou Thais.

2 de 3 Thaís Andrade faz o Enem pela primeira vez — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Thaís Andrade faz o Enem pela primeira vez — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Thyally Santana, que concluiu os estudos pelo Educação de Jovens e Adultos (EJA), pretende usar a nota do Enem para conseguir desconto na mensalidade do curso que deseja fazer em uma instituição particular.

“Quero cursar investigação e perícia criminal. Se conseguir uma boa nota, posso reduzir o valor da mensalidade. Pretendo continuar morando na ilha e fazer a faculdade na modalidade de ensino a distância (EAD)”, disse Thyally.

O garçom José Coelho Neto, natural de Camocim de São Félix, mora em Noronha há oito meses. Ele já fez o Enem seis vezes e chegou a cursar licenciatura em química, mas desistiu para se mudar para a ilha. José afirmou que só pretende deixar Noronha se for aprovado.

“Quero cursar medicina. Sei que é um curso difícil, mas, se for aprovado, deixarei Fernando de Noronha para realizar meu sonho”, declarou José.

No domingo (16), serão mais 90 questões (Matemática e Ciências da Natureza). As provas também serão realizadas na Escola Arquipélago.

3 de 3 Candidatos da ilha receberam lanches antes da prova — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Candidatos da ilha receberam lanches antes da prova — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

VÍDEOS: MAIS VISTOS DE PERNAMBUCO NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

50 vídeos

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp