Enem 2025 surpreende com temática do envelhecimento em redação: Candidatos de São Carlos debatem perspectivas sociais.

enem-2025-surpreende-com-tematica-do-envelhecimento-em-redacao3A-candidatos-de-sao-carlos-debatem-perspectivas-sociais

O tema relacionado ao envelhecimento da população pegou os candidatos que participaram do Enem 2025 de surpresa. Com mais de 4,8 milhões de inscrições confirmadas em todo o país, a prova foi realizada em diversas cidades, incluindo São Carlos, Araraquara e região, reunindo aproximadamente 29,6 mil candidatos no último domingo (9).

Com o título “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, a redação do Enem 2025 gerou discussões entre os candidatos de São Carlos (SP). O exame abordou temas como desigualdade, gênero, meio ambiente e religião, surpreendendo os participantes, como foi o caso do jovem Gustavo de Souza Botão, de 18 anos, de Itirapina, que ficou apreensivo pela falta de discussão do assunto em sala de aula e agora pretende seguir na área de Tecnologia da Informação.

Por outro lado, Carlos Eduardo Nakibar Valença, de 17 anos, que realizou o exame pela primeira vez, afirmou que se preparou para a redação, porém o tema não o favoreceu, obrigando-o a reformular seu texto. Já Adriana Cristina Lima de Matos, de 44 anos, e a enfermeira Vanessa Caroline Fagion Pedro, 32 anos, também se surpreenderam com a abordagem mais social do exame, esperando temas como Inteligência Artificial ou Covid longa.

O tópico sobre envelhecimento na redação do Enem 2025 trouxe à tona coincidências com o exame aplicado em 2009, que abordava a “valorização do idoso”. Os estados com maior representatividade da terceira idade foram Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Até o momento, não foram divulgados os textos de apoio e orientações fornecidas na prova.

O primeiro dia do Enem 2025, realizado em Araraquara, São Carlos e outras cidades da região, contou com a participação de 29.685 candidatos, representando um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior. Com uma prova composta por redação e 90 questões de múltipla escolha em ciências humanas e linguagens, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep) estimou que 4,8 milhões de pessoas realizaram a prova em todo o país, com 1,8 milhão sendo concluintes do ensino médio.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp