Análise: Fluminense conquista ponto e confiança em primeiro confronto com líderes do Brasileiro
Time mantém sina de não vencer fora de casa, mas segura empate contra o Cruzeiro em início de sequência que ainda terá Flamengo e Palmeiras nas próximas rodadas
Cruzeiro 0 x 0 Fluminense | melhores momentos | 33ª rodada | Brasileirão 2025
Não foi diante do Cruzeiro que o Fluminense [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/] conseguiu dar fim ao jejum de vitórias fora de casa no Brasileirão. Mas o empate por 0 a 0 no Mineirão, no domingo, dá confiança ao time para os confrontos diante de Flamengo e Palmeiras nas próximas rodadas. Com atuação segura em Belo Horizonte, o Tricolor vai para a Data Fifa em posição privilegiada na briga por uma vaga na Libertadores de 2026.
Sem poder contar com Martinelli, suspenso, o Fluminense entrou em campo no Mineirão com Bernal atuando ao lado de Hércules no meio-campo. Essa foi a única mudança feita por Zubeldía em relação ao time que venceu o Mirassol na quinta-feira. A escalação do Fluminense foi: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Bernal, Hércules e Lucho Acosta; Serna, Canobbio e Everaldo.
Mesmo jogando fora de casa, o Fluminense começou a partida melhor, criando perigo para o Cruzeiro. Com oito minutos de jogo, a equipe tricolor já havia finalizado quatro vezes — duas delas no gol. A melhor chance foi de Lucho Acosta, aos três minutos. Renê roubou a bola no ataque e acionou o argentino, que arriscou de fora da área e obrigou Cássio a saltar para evitar o gol.
No segundo tempo, o Fluminense voltou com Nonato no lugar de Bernal, que foi preservado por causa do corte no rosto. Após um primeiro tempo competitivo, em que criou boas oportunidades, o time não conseguiu mais equilibrar o jogo. O Cruzeiro passou a ocupar mais o campo ofensivo, enquanto o Flu se fechou em busca do empate.
O empate no Mineirão pode ser considerado positivo para o Fluminense. No primeiro turno, o time havia sido derrotado por Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, na pior sequência dentro do Brasileirão. Agora, com o ponto conquistado em Belo Horizonte, o Tricolor ocupa a sétima colocação na tabela, com 51 pontos, dentro da zona de classificação para a Libertadores.
Por causa dos amistosos da seleção brasileira na Data Fifa, o Flu volta a campo apenas na quarta-feira, 19 de novembro, quando enfrenta o Flamengo, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. O time inicia esse período sem jogos com a consciência de que depende apenas de si para alcançar o objetivo de voltar a disputar a maior competição das Américas.




