Cidade destruída por enchentes no RS inicia campanha de arrecadação para ajudar atingidos por tragédia no Paraná
Roca Sales foi devastada por ao menos três enchentes entre setembro de 2023 e maio de 2024, que deixaram, ao todo, 31 mortos.
Um dos municípios mais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul em 2023 e 2024, Roca Sales agora inicia uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que foram atingidos por um forte tornado. A ação solidária começa nesta segunda-feira (10) e busca auxiliar as famílias que enfrentam dificuldades após a tragédia natural.
“Roca Sales também recebeu muita ajuda de diferentes regiões do Brasil, e agora é hora de retribuirmos esse apoio, ajudando nossos irmãos do Paraná”, afirmou o prefeito Jones Wunsch (Mazinho), em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
O tornado que atingiu o estado paranaense na última sexta-feira (7) causou seis vítimas fatais e destruiu cerca de 90% do município de Rio Bonito do Iguaçu. A solidariedade demonstrada por Roca Sales evidencia a empatia e apoio mútuo entre os municípios afetados por desastres naturais.
Após enfrentar as enchentes devastadoras no ano anterior, Roca Sales reconstruiu-se com base na união e na colaboração de diferentes comunidades. A cidade sofreu os impactos de três enchentes entre setembro de 2023 e maio de 2024, resultando em um total de 31 mortos.
Em maio de 2024, o Rio Taquari atingiu a marca de 25 metros em Roca Sales, deixando um cenário de destruição e desolação. Muitas casas e ruas foram completamente arrasadas, com algumas estruturas nem mesmo resistindo. A superação e resiliência da população local foram fundamentais para reconstruir o município.
O Rio Grande do Sul enfrentou uma enchente histórica no ano anterior, impactando severamente a maioria dos municípios, especialmente na Região Metropolitana e no Vale do Taquari. A destruição causada resultou em milhares de desabrigados e, infelizmente, 185 vítimas fatais.
A prefeitura de Roca Sales convoca o apoio da população para contribuir com a campanha de arrecadação em prol dos paranaenses necessitados. Os donativos serão coletados no Ginásio do Centro Social Urbano a partir das 8h da segunda-feira (10), com a intenção de reunir água, alimentos, itens de higiene e limpeza, além de roupas para auxiliar as famílias afetadas. A solidariedade e o apoio mútuo são essenciais para ajudar as comunidades a se restabelecerem após as adversidades enfrentadas.




