Projeto antifacção: Lula e presidente da Câmara em novo desentendimento

projeto-antifaccao3A-lula-e-presidente-da-camara-em-novo-desentendimento

Projeto antifacção gera um novo desentendimento entre Lula e o presidente da Câmara

Depois de um período de trabalho conjunto para reorganizar a base de apoio do governo na Câmara dos Deputados, DE e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), voltaram a se desentender.

A equipe presidencial acusa Motta de ter sido desleal ao indicar um adversário de Lula para relatar o projeto da Lei Antifacção, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP). Motta rebate dizendo que a medida não pode ser partidária, mas de todos.

Assessores presidenciais acusam o presidente da Câmara dos Deputados de fazer um jogo duplo, ficando ao lado do governo em alguns momentos e, em outros, atuando com a oposição. Interlocutores de Hugo Motta dizem que esse é o papel dele, de trabalhar com todos os grupos dentro da Casa que comanda.

O presidente Lula reclamou diretamente com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, da indicação do deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de Segurança de Tarcísio Gomes de Freitas, para relatar o projeto da Lei Antifacção.

Lula ligou no sábado para Motta para manifestar sua insatisfação. Além disso, a equipe do presidente petista tem investido em críticas ao presidente da Câmara, argumentando que ele foi desleal com o governo ao colocar uma proposta essencial, no campo da segurança pública — considerada um ponto frágil da esquerda —, nas mãos de um secretário licenciado do potencial principal adversário de Lula na campanha presidencial, o governador de São Paulo.

Motta, por sua vez, rebate as críticas de Lula e equipe prometendo uma análise técnica do projeto da Lei Antifacção, mas já batizando a proposta com outro nome, de Marco Legal do Combate ao Crime Organizado. Em mensagem publicada no domingo (9), Motta disse que “não importa de onde a ideia vem, se ela é boa para o país, a gente leva adiante”.

Finalizando com uma frase na busca de conciliar os dois lados, o que é praticamente impossível: O PL do Marco traz o melhor do PL apresentado pelo governo federal e o melhor de iniciativas debatidas dentro do Congresso. E tudo isso sem perder a nossa soberania.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp